Curso de Sistemas de Informação UEMG Passos realiza o 1º Concurso Hackathon da Universidade

30/10/2017

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos
30/10/2017

A UEMG Unidade Passos por meio do Curso de Sistemas de Informação realizou no dia 20 de outubro de 2017, das 7h00 às 20h40, no Bloco 11 – Cire, no bairro Eldorado, o 1º Hackathon da Universidade. O termo Hackathon significa Maratona de Programação, derivado da combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

O evento 1º Hackathon UEMG Passos consistiu numa maratona de programação na qual reuniu cerca de 30 competidores, que discutiram, pensaram e desenvolveram ideias inovadoras, envolvendo tecnologias a fim de contribuir para a melhoria de atividades na área de sustentabilidade e meio ambiente de Passos e região, tornando os serviços prestados mais eficientes, transparentes e ágeis. O intuito do evento foi fomentar o desenvolvimento de tecnologia instigando nos participantes o sentimento de empreendedorismo, capacidades criativas e técnica.

A programação do evento transcorreu normalmente, foi realizado o sorteio “problema do dia” com o título: "QUEIMADAS'. Os alunos tiveram 10 horas para gerar uma solução para auxílio/ controle/solução, utilizando de TI. A equipe Campeã foi a Bioprogram, composta pelos alunos: João Pedro Reis Oliveira e  Kathelin  de Souza da Silva (6º período), Bruno Borges (4º período), Kauê Melo (2º período) estudantes do Curso de Sistemas de Informação e a aluna Izadora Nicioli (4º Período) do Curso Ciências Biológicas - Licenciatura.

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. O objetivo principal consiste em desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.  Empresas por todo mundo têm organizado seus Hackathons, como Google, IBM, Samsung, Facebook, Rede Globo, etc.

Segundo a Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação, Vânia de Oliveira Borges, “o evento foi maravilhoso e ficamos satisfeitos com os resultados apresentados. Os avaliadores (empresários,  professores do IFSuldeMinas e consultores da área) elogiaram as participações e soluções apresentadas.  Houve grande envolvimento de todos os professores da Unidade. Foram 6 equipes participantes (27 alunos), sendo 24 de Sistemas de informação, 2 do Curso de Ciências Biológicas e 1 estudante do Curso de Enfermagem. Parabéns a todos”.

Gabriel Martins (representante CA e participante - 4º Período do Curso de Sistemas de Informação):  "Não temos palavras para descrever o 1º Hackathon, foi um grande evento e não seria possível realiza-lo sem o apoio dos professores, e com a participação em massa dos alunos do curso de Sistemas de Informação tornou-se um dia inesquecível, onde todos trocaram informações e se tornaram profissionais melhores, esperamos que esse seja o  primeiro Hackathon de muitos outros”.

Danilo Paiva (4º Período do Curso de Sistemas de Informação): "O primeiro Hackathon da UEMG Passos foi um evento muito bem organizado, estruturado e dinâmico, onde os alunos puderam usar todo seu conhecimento e ainda buscar novos conhecimentos para propor uma resolução para um problema bem complexo. O mais legal dessa experiência foi à integração entre as visões e conhecimentos dos alunos de diferentes fases da graduação onde os alunos mais novos puderam ter uma visão do que irão aprender mais pra frente. Acredito que para uma primeira experiência, o evento foi muito bem organizado e realizado, sendo que, o único ponto negativo, na minha opinião, foi a pouca quantidade de times”.

Steven de Paula Paião (2º Período do Curso de Sistemas de Informação): "O Hackathon proporcionou a todos os seus participantes um grande aprendizado: o trabalho em equipe. E não só isso, ao colocar alunos de diferentes períodos e até de outros cursos houve interação, comunicação, humildade intelectual, tolerância, troca de conhecimentos, ideias e experiências. Trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Creio que o Hackathon é um evento que todo estudante, ao menos uma vez, deveria participar, pois acrescenta muito, principalmente à vida profissional, porque afinal ninguém é tão independente a ponto de fazer tudo sozinho”.

Khathelin Souza (6º Período do Curso de Sistemas de Informação): "Foi uma experiência incrível. Juntar pessoas que não se conheciam muito para trabalharem juntas. Na nossa equipe, todos eram muito criativos, e o que vimos de mais impactante foi como conseguimos nos adaptar um ao outro e aceitar ideias, adaptá-las e melhorá-las num curto período. O resultado foi muito mais positivo do que esperávamos. Só tenho a agradecer a todos da organização, que deram seu melhor para o evento acontecer e ser um sucesso. Foi um aprendizado incrível, e torço para que as próximas edições sejam ainda melhores que a primeira”.

Bruno Borges (4º Período do Curso de Sistemas de Informação): "Participar do 1º Hackathon e ser campeão foi uma grande conquista, pois tinham grandes equipes com muito potencial disputando este evento. Nossa equipe trabalhou muito bem para pensar em uma solução do tema proposto. Foi uma grande experiência adquirida por ter participado e que com certeza todos da equipe não vão esquecer”.

PASSOS