Unidade Leopoldina | Oficina de letramento literário nas creches públicas
22/06/2018
Na imagem, em pé, a professora Anicézia Romanhol (à esquerda) e a bolsista do projeto Maria Clara de Moraes (direita)
Foi realizado, ontem (20/06), das 17h30 às 18h20, na UEMG Unidade Leopoldina, mais um encontro do Curso de Extensão 'Conto Sonoro – oficinas de letramento literário nas creches', promovido pelo grupo de mesmo nome, que reúne contadores de histórias. Focado na questão da fundamentação teórica, a atividade desta quinta deu sequência ao encontro inicial (foto), no último dia 13, quando foi explicado aos participantes o funcionamento da ação, que pelo terceiro ano seguido irá formar equipes para atuar com o letramento literário em instituições de ensino de Leopoldina e região.
Com 55 acadêmicos inscritos, as oficinas irão capacitar universitários de Pedagogia da Unidade Acadêmica na utilização de textos artísticos de qualidade, acompanhados de música e ludicidade, visando ao letramento literário de bebês de 01 a 03 anos de idade. As intervenções serão realizadas em 12 creches, no mês de agosto deste ano. O objetivo é estimular os bebês a gostarem de histórias, trabalhando habilidades como escuta, concentração, socialização, criatividade, linguagem oral e alfabetização.
Nos próximos dias 28/06, 05/07 e 09/08, o curso terá novos encontros para abordar a metodologia para organização das intervenções, a definição do repertório que será trabalhado, dentre outros aspectos.
Conto Sonoro
Criado em 2016, o grupo foi fundado pela professora de Literatura Infanto-Juvenil Anicézia Romanhol Bette, com o apoio da direção da UEMG e da FADECiT. Seu objetivo é o de promover a inclusão literária por meio da contação de histórias com alunos da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2016, foram atendidas cinco escolas, com 200 crianças envolvidas. Em 2017, o número foi ampliado para 15 escolas, com a participação de 500 crianças.
Aproveite para rever aqui matéria que já produzimos falando sobre o trabalho do grupo – saiba mais.
LEOPOLDINA
|