Unidade Leopoldina | Exposição fotográfica e mostra de filme promovem debate sobre a cultura afrobrasileira
27/06/2018
Realizada na última sexta-feira (22/06), no Clube Cutubas, território de resistência negra na região da Zona da Mata mineira, a exposição fotográfica Saravando no Reino dos Estereótipos contou com a presença de mais de uma centena de visitantes dentre alunos da UEMG, pesquisadores, professores e comunidade local.
O evento promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da UEMG Unidade Leopoldina teve ainda a exibição do documentário 'Firma o Guia Povo do Santo' (assista aqui), seguida de um bate-papo com as lideranças umbandistas de Leopoldina e Cataguases.
O debate sobre as religiões de matrizes africanas, especialmente a Umbanda, teve como pano de fundo a questão da intolerância religiosa e se caracterizou pela interação entre sacerdotes das religiões afro-brasileiras e os participantes. A mostra Saravando no Reino dos Estereótipos permanece aberta ao público até 28 de junho, de 13 às 17h, no Clube Cutubas: R. Sete de Setembro, 50, Centro. A partir da próxima semana, as fotografias serão expostas na Casa Amigos da Paz – Campos de Oxóssi e Ogum (R. Santa Filomena, 164), também em Leopoldina.
LEOPOLDINA
|