PIBID e RP | Coordenadores institucionais da UEMG marcam presença em evento nacional
12/12/2018
As coordenadoras institucionais, na UEMG, do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), Andrea Silva Gino, e do Programa de Residência Pedagógica (RP), Welessandra Benfica (respectivamente ao centro e à direita, na foto ao lado), participaram do VII Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), associado ao VI Seminário Nacional do PIBID e ao I Seminário Nacinal do Residência Pedagógica, realizados em Fortaleza (CE), de 05 a 07 de dezembro. O evento integrado reuniu cerca de 2 mil participantes interessados na discussão da Licenciatura e da formação de professores nas instituições de Ensino Superior de todo o país.
Palestras, mesas de debates e minicursos, com representatividade nacional e internacional, compuseram a programação de atividades, que também contou com a apresentação de trabalhos de outras professoras da UEMG: Anicézia Romanhol (Unidade Leopoldina) e Telma Januzzi Lopes (Unidade Barbacena). Foi realizada ainda a eleição da nova diretoria do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID e do Residência Pedagógica (FORPIBID-RP). As coordenadores institucionais dos Programas na UEMG em parceria com a coordenadora do PIBID na UFMG, Álida Leal (à esquerda, na foto), assumiram em conjunto a representação de Minas Gerais no Fórum, tendo como suplente a professora Adriana Bodolay, da UFVJM.
"O Enalic vem se constituindo, ao longo de seus 7 anos de atuação, como lugar de discussão e publicação das diversas Licenciaturas do país. Por isso, foi um importante momento de diálogo sobre experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na Educação Básica, bem como a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação", comentou a professora Welessandra, destacando que a UEMG pôde, na ocasião, estabelecer parcerias de discussão com instituições da região Sudeste e outras.
Como eixo central dos debates, o evento trouxe como tema 'Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática'. "Esse espaço democrático visa, enfim, organizar a resistência de educadores e educadoras de todo o país, por meio da discussão e compartilhamento, para o enfrentamento das políticas neoliberais em curso", avalia a professora Andrea Gino.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN
|