UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Governo de Minas intensifica medidas para combater a dengue no Estado

01/02/2013

Com Agência Minas - Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quinta-feira (31), no Palácio Tiradentes, durante reunião com secretários de Estado e diretores de empresas e órgãos públicos de Minas, um conjunto de medidas para intensificar o combate à dengue em todo o Estado.

Anastasia determinou que todas as secretarias, empresas e órgãos públicos do Estado ampliem sua atuação no combate à doença. Serão investidos mais R$ 26 milhões do Tesouro Estadual em ações estratégicas, buscando melhorar a capacidade de monitoramento da doença.

“Estamos determinando às secretarias e órgãos, como, por exemplo, na área de Educação, que tem uma grande rede de mobilização dos alunos, diversas sugestões. A mesma coisa com as nossas universidades e o sistema das polícias, que está presente em todos os municípios. O combate à dengue é quase uma mobilização cívica da sociedade contra os focos do mosquito, porque, no momento em que o mosquito é eliminado, a doença desaparece”, afirmou o governador.

A decisão de ampliar as ações é uma resposta do governo mineiro ao aumento de casos notificados este ano em todo o Estado. Em janeiro, foram notificados cerca de 20 mil casos, contra 6 mil no mesmo período de 2012. O aumento do número de casos é devido à introdução do sorotipo 4, para o qual a população mineira não está imune, e às condições climáticas favoráveis ao crescimento da infestação.

O governador solicitou aos prefeitos que deem continuidade às ações de combate à dengue. “É muito importante que os prefeitos atentem especialmente para a limpeza não só das vias públicas, mas também de terrenos que possam ter focos de infestação da dengue”, reiterou Anastasia.

A reitora em exercício, Santuza Abras, representou a UEMG e colocou a estrutura da Universidade a serviço do combate à doença. Esclareceu que a UEMG tem representação no Comitê Intersetorial de Combate à Dengue desde 2010 e destacou o trabalho que já vem sendo feito pela equipe da SES/MG com ótimo resultado.Deu ênfase à importância da conscientização da população e, principalmente, das crianças e jovens que, atentos e conscientes promoverão uma educação nas próprias famílias.

São representantes da UEMG no Comitê a Vice-Reitora Santuza Abras, o assessor da Vice-reitoria, José Luiz do Carmo e o servidor Joaquim Garcia.

Ações estratégicas

O plano desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) inclui a instalação de unidades de hidratação com o serviço de testes rápidos, aumento do contingente de homens que atuam na força-tarefa e convocação da Força Estadual de Saúde.

Nas unidades de hidratação, os pacientes com sintomas da dengue receberão o primeiro atendimento, com soro e outros medicamentos. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza, quem procurar uma dessas unidades contará com testes rápidos, que permitem a detecção precoce dos casos, principalmente nos primeiros dias de sintomas, se tornando importante ferramenta para tirar amostras para isolamento viral. A confirmação em tempo real vai agilizar a detecção da doença.

A força-tarefa de combate à doença será reforçada, passando de 180 para 280 homens, e contará com o apoio do Exército e Aeronáutica para ampliar o contingente quando necessário.

A Força Estadual de Saúde, criada em 2012 para apoiar as vítimas das chuvas, será mais um aliado no combate ao mosquito. Formada por voluntários médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, a força foi convocada para auxiliar os municípios com alto índice de casos da dengue.

“A dengue é uma doença muito grave e que pode levar à morte, mas o seu manejo clínico é simples, é a hidratação. A boa informação, os profissionais de saúde, um diagnóstico preciso e correto e a hidratação a tempo evitam os óbitos. É o que nós estamos fazendo nos municípios onde a situação é mais crítica”, informou o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

Os principais criadouros continuam sendo os depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais), respondendo por 32,65% dos criadouros. Em seguida, os depósitos de água ao nível do solo (22,44%), os depósitos fixos (calha, laje, ralos, sanitários em desuso, etc.) e lixo e outros resíduos sólidos (16,32% cada um).

“Peço, de maneira muito enfática, mais uma vez, à população de Minas Gerais que tenha uma atenção redobrada com a questão da limpeza, para evitar os focos do mosquito da dengue dentro das suas residências para que tenhamos uma diminuição desse número”, disse o governador.

Campanha 2012/2013

Em outubro do ano passado, o governador Antonio Anastasia lançou a campanha Dengue 2012/2013. Levando em consideração o sucesso obtido no combate ao mosquito em anos anteriores, a ideia era de que o esforço não poderia parar. Por isso, o tema “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, que visa transformar conhecimento em mobilização e dizer que somente com todos juntos, é possível obter a vitória.

A campanha parte do princípio que a maioria das pessoas já conhece o que deve ser feito para combater e evitar a dengue. Ainda assim, é fácil esquecer que a doença mata, sendo cômodo achar que basta cuidar da própria casa para se livrar dela.

Como na edição anterior, a campanha tem um site (www.denguetemqueacabar.com.br) de apoio, onde um mapa interativo serve como ferramenta colaborativa no monitoramento das ações contra a dengue e dos focos da doença. O mapa é desenvolvido a partir da plataforma Google Maps e integrado ao Facebook.

Capacitação de mais de 5 mil pessoas

Em 2012, foram capacitados, 2.672 médicos e 3.598 enfermeiros que atuam em diferentes regiões do Estado. Além de médicos e enfermeiros, 4.214 outros profissionais de saúde, entre eles, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e gestores municipais participaram das capacitações. Foram realizados 566 cursos de capacitações, nas 28 regionais de saúde do Estado.

REITORIA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades