CONUN reafirma posição de adesão da UEMG ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC)
05/08/2013
O Conselho Universitário da UEMG, no dia 1º/8, reafirmou a posição de adesão ao SiSU/MEC, destinando-lhe 25% do total das vagas dos cursos da universidade. Na reunião, a Pró-Reitora de Ensino apresentou os dados de ocupação de vagas pelo SiSU no primeiro ano de adesão: 100% das 427 vagas oferecidas foram ocupadas. Além disso, a UEMG foi acessada por 29 mil estudantes e escolhida como opção de estudo por mais de 7 mil estudantes. Tais dados demonstram que a universidade passou a ser conhecida por estudantes do Brasil, como opção de estudo para muitos.
O processo foi avaliado pela Pró-Reitora de Ensino, Prof.ª Renata Vasconcelos, como muito positivo, necessitando ainda de ajustes internos e externos. Segundo a professora Renata, essa primeira participação da UEMG foi muito importante, pois insere a universidade no debate nacional sobre a ampliação do acesso ao ensino superior. “Ainda existem dificuldades e problemas a serem superados, mas, no quadro geral, a adesão ao SiSU foi muito importante para a universidade”, afirma a Pró-Reitora.
A continuidade do percentual de 25% para 2014 se justificou pelo cenário, em aberto, de incorporação das fundações associadas e da Fundação Helena Antipoff; ainda serão avaliados processos que envolvem a adesão ao SISU, como a avaliação do cenário nacional e estadual de adesão de outras universidades.
Os dados apresentados foram avaliados e considerados positivos pelos Conselheiros do CONUN, que aprovaram a continuidade da adesão para 2014 com a ampliação da oferta de 50% do total das vagas para 2015.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN
|