Cursos da UEMG com nota máxima no ENADE
07/10/2013
A Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG obteve nota máxima entre os Indicadores de Qualidade do Ensino Superior, divulgados pelo INEP. Dos 10 cursos inscritos para avaliação pela UEMG, três obtiveram nota 5 e outros cinco cursos ficaram com a nota 4 e dois restantes com nota 3. Portanto todos foram aprovados, pois tiveram nota superior à média 3. De acordo com a portaria nº 386 de 17 de outubro de 2012, os indicadores de Qualidade da Educação Superior devem ser de conhecimento público.
Foram avaliados com nota 5 os cursos de Publicidade e Propaganda, da Unidade de Frutal; Tecnologia em Gestão de recursos Humanos, da Faculdade de Políticas Públicas de Belo Horizonte e Design de Produtos da Unidade de Ubá. Com nota 4, ficaram os cursos de Jornalismo, da Unidade de Frutal; Administração de Empresas e Negócios, da Unidade de Frutal e os cursos de Design de Ambientes, Design de Produtos e Design Gráfico da Escola de Design de Belo Horizonte. Com nota 3, foram avaliados os cursos de Direito, da Unidade de Frutal e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Faculdade de Políticas Públicas de Belo Horizonte.
O Conceito ENADE é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área. A nota individual do aluno não é divulgada. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque os cursos são avaliados a cada três anos.
No ano passado, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN
|