UEMG assina convênio com universidade alemã

14/03/2014

A Universidade do Estado de Minas Gerais assinou, nesta sexta-feira, mais um convênio de cooperação internacional.  Com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o acordo de Cooperação em Pesquisa Ciêntífica e Desenvolvimento Tecnológico com a Universidade de Münster (Alemanha) visa promover iniciativas para cooperação científica, artística e tecnológica no âmbito da pesquisa, ensino e extensão entre a UEMG, o Instituto HIDROEX e a Universidade de Münster e terá como enquadramento geral o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações conjuntas.

Assinaram o documento oficial do Acordo, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o Reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, o Presidente do Instituto HIDROEX, Octávio Elísio Alves de Brito. Acompanhou a assinatura o professor Ricardo Schuch, diretor executivo do Centro Brasileiro de Estudos da Universidade alemã, que trouxe o  documento assinado pela Reitora da Universidade de Münster, professora doutora Ursula Nelles.

O reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Junior abriu a solenidade afirmando que o acordo nasceu durante uma visita de uma comitiva de Reitores da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, às universidades alemãs em 2011. Este convênio assinado pela UEMG só acontece agora por questões burocráticas e das exigências feitas pela Universidade alemã. Relatou ainda que a UEMG foi escolhida pela Universidade Münster em razão do trabalho desenvolvido pelo Instituto HIDROEX na pesquisa dos Recursos Hídricos.

Para o presidente do Instituto HIDROEX, professor Octávio Elísio, é um prazer muito grande participar deste acordo. O condomínio temático do Parque das Águas em Frutal, no Triângulo Mineiro, desenvolve projetos para o aproveitamento dos Recursos Hídricos e tem o reconhecimento da UNESCO e, associar-se a uma grande Universidade como a de Münster, cria uma melhor sinergia com instituições que ali trabalham. Segundo ele, o HIDROEX precisa muito da experiência da Universidade de Münster na pesquisa de Recursos Hídricos.

Já o secretário Narcio Rodrigues também destacou o trabalho desenvolvido pelo HIDROEX e garantiu que este Acordo de Cooperação será muito importante para o seu crescimento. Lembrou que ainda este ano deverá estar concluído o prédio com alojamentos para abrigar até 600 pesquisadores além do aumento substancial de salas de aula e laboratórios no prédio da UEMG em Frutal, na Cidade das Águas. “Quero aplaudir este momento e dizer que este acordo não pode ficar somente no papel. Temos uma geração comprometida com a valorização do nosso planeta.”

O professor Ricardo Schuch agradeceu em nome da Universidade de Münster, explicou a parte burocrática que causou a demora no acordo e aproveitou para falar sobre a região de Münster, considerada como uma das melhores águas do mundo, localizada ao norte da Alemanha, próximo à fronteira com a Holanda. “A cidade tem 260 mil habitantes e durante muitos anos foi também considerada uma das melhores cidades para se viver. Foi parcialmente destruída pela guerra  mas, reconstruída como era, o que é motivo de orgulho para seus habitantes.”

REITORIA