Diversidade de projetos de pesquisa e extensão marca apresentação de pôsteres

21/11/2014

Assessoria de Comunicação – Unidade Divinópolis

A riqueza e a diversidade dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nas unidades da UEMG na capital e no interior marcaram, nos dias 20 e 21 de novembro, a apresentação de pôsteres durante o 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UEMG, professora Vânia Costa, o seminário cumpriu o objetivo de estabelecer o encontro e a interlocução entre os projetos apresentados nos pôsteres. “Um trabalho de pesquisa ou de extensão só faz sentido a partir do momento em que ele é apresentado ao outro, ou seja, quando há um encontro. E nós conseguimos cumprir este papel durante este seminário”, enfatizou. “Pelo fato de ser uma Universidade multicampi, a UEMG proporciona uma interlocução e uma interação dos projetos desenvolvidos nas diversas unidades. Isso exige que a Universidade vá além do próprio curso. Daí, então, a importância de promovermos, além da apresentação de pôsteres, eventos como palestras, mesas-redondas e minicursos durante o seminário”, completou.

Trabalhos
No total, foram apresentados 430 pôsteres, de diversas áreas do conhecimento, como educação, meio ambiente, cultura e comunicação.

Entre os pôsteres apresentados no seminário, destacou-se a área de memória e patrimônio. O trabalho “Reconstrução da memória do Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã”, por exemplo, buscou discutir conceitos utilizados na organização do referido projeto, desenvolvido entre 2000 e 2009, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em Minas Gerais.

O projeto extensionista é orientado pela professora Gilvanice Barbosa da Silva Musial e desenvolvido pela pedagoga Dominick Lattuada Abreu Barbosa e pela estudante Arlete Neves Santos, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) da UEMG. “A partir dos conceitos estudados durante as atividades do projeto, percebemos que ele não deveria ficar restrito à Universidade. Por isso, nós esperamos, a partir do próximo ano, disponibilizar à comunidade o acervo digitalizado do projeto com cerca de mil fotografias”, concluiu Dominick.

Outra temática muito presente nos trabalhos apresentados em pôsteres foi o meio ambiente. A pesquisa do estudante João Alves Lacerda Júnior, do curso de Engenharia Civil da UEMG Unidade Divinópolis, buscou identificar e caracterizar os pontos críticos da drenagem pluvial do município de Santo Antônio do Monte, localizado no Centro-Oeste Mineiro, com o objetivo de avaliar o Sistema de Micro e Macro Drenagem desses pontos e propor soluções para se minimizar os problemas. Intitulado “Pontos críticos de drenagem pluvial no município de Santo Antônio do Monte – Uma análise crítica”, o projeto foi orientado pelo professor Clécio Eustáquio Gomides. “Esta é a primeira vez que participo de um seminário tão rico e que desperta em nós, estudantes, a vontade de continuar desenvolvendo nossas pesquisas”, ressaltou João Alves.

Para o estudante Matheus Machado Silva, do curso de Geografia da UEMG Unidade Frutal, o seminário representou a oportunidade de trocar experiências com outros estudantes da Universidade. “É o momento em que colocamos em prática tudo o que aprendemos em sala de aula”, comentou.

No seminário, Matheus apresentou um pôster sobre o trabalho “Hidropedologia e análise morfométrica de bacia hidrográfica como suporte para o estudo da relação solo-paisagem e recarga hídrica em áreas de cerrado no Triângulo Mineiro”, cuja orientação foi feita pelo professor Thiago Torres Costa Pereira.

O projeto, que será finalizado em fevereiro de 2015, busca, segundo o estudante, “compreender as interações que ocorrem no solo por meio da hidropedologia [área interdisciplinar que engloba a hidrologia – estudo da água – e a pedologia – estudo do solo, ou seja, dos processos interativos entre água e solo] e da análise morfométrica [que mede as formas físicas e dos fenômenos terrestres] da bacia hidrográfica do ribeirão Frutal, para subsidiar processos de gerenciamento dos recursos hídricos e do uso e ocupação do solo naquela região”.

SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO