Aula Magna marca aprovação do Doutorado em Design

23/12/2014

Foi aprovado pela CAPES, o Curso de Doutorado em Design do PPGD- Programa de Pós-graduação em Design da UEMG, o primeiro curso de Doutorado em Design do Estado de Minas Gerais.  É o resultado de uma trajetória já construída em pesquisa e estudos avançados na área de Design da UEMG, atendendo aos planos de desenvolvimento da instituição, e sua condição de área estratégica para a UEMG na consolidação da pesquisa e desenvolvimento aplicados às demandas da sociedade. Formar doutores consolida o processo de maturação do PPGD no ciclo de formação em nível de pós-graduação em Design. Pioneira no ensino de Design, desde 1965, primeira no estado e segunda no País, a Escola de Design conta com 1.350 alunos (graduação, especialização e mestrado) e 164 professores que se orientam pelos princípios que regem a Universidade e pela tradição construída em mais de 50 anos de história.

DEMANDA REGIONAL
Em diversos aspectos, os setores econômicos do Estado têm revelado uma demanda real ou potencial pelo design para elevar os níveis de competitividade e ampliar as possibilidades de concorrer em um mercado cada vez mais exigente.

No setor de Madeira e Móveis o estado detém 60% do mercado brasileiro de produtos de base florestal e conta com a maior área plantada de eucalipto do país, bastante utilizado na construção civil e na indústria de móveis.

No setor de Gemas e Joias, Minas Gerais (que lidera a produção de ouro no país) é um dos maiores produtores de gemas do mundo, estas também são exportadas na sua maioria em estado bruto. O setor de gemas e joias possui grande potencial de expansão, se ações forem implementadas para inovação e agregação de valor ao produto.

A Agroindústria é um dos principais setores da economia mineira com grande influência na interiorização do desenvolvimento econômico do Estado, movimenta 30% do total brasileiro e destaca-se como o maior setor de laticínios do país. O setor possui ainda o maior parque industrial processador de grãos e a principal produção de café do país e tende a figurar como grande supridor mundial de frutas. Esse cenário propicia projetos de design como veículos diferenciadores aplicados ao setor.

Outros setores de igual importância como Metalurgia e Siderurgia, Automotiva, Têxtil e Confecções, Artesanato, Cerâmica e o Setor Terciário, que compõem a base econômica de Minas, necessitam ampliar suas possibilidades produtivas e competitivas para atuar em um desejável contexto de desenvolvimento.

A área de concentração do Doutorado é Design. Apresenta duas linhas de pesquisas que incluem Tecnologias, materiais e ergonomia e Cultura, gestão e processos em design.

Em recente evento realizado para comemoração da aprovação do Doutorado em Design pela CAPES, o magnífico reitor da UEMG Prof. Dr. Dijon De Moraes, que também é membro do colegiado do PPGD e do corpo permanente do doutorado, apresentou palestra em formato de Aula Magna intitulada: “A Pós-graduação em Design no Brasil: cenários e perspectivas”. Na oportunidade discorreu sobre o cenário de complexidade instituído no mundo atual e os efeitos desta realidade para o ensino e pesquisa em design. Trouxe à luz a questão sobre o excesso dos fatores racionalistas, tecnicistas e objetivos em detrimento dos valores imateriais, subjetivos e cognitivos para o design contemporâneo. Por fim, discorreu sobre a sua expectativa que o doutorado a ser implantado na Escola de Design da Uemg, traga uma nova postura que seja diferente dos demais existentes no Brasil, que considere os fatores humanistas e sociais como condicionantes para o ensino de design, bem como considere o projeto de novos estilos de vida que permita um mundo ambientalmente mais sustentável e melhor para as futuras gerações.

Em palestra subseqüente, o coordenador da área Arquitetura Urbanismo e Design da CAPES, Prof. Dr. Ricardo Triska, discorreu sobre os resultados da ultima avaliação trienal dos programas de pós- graduação stricto sensu da área, no contexto do Sistema Nacional de Pós-graduação, lembrando que ainda que nos últimos dez anos tenhamos experimentado um vigoroso impulso no elenco de oportunidades de qualificação, em todas as Áreas, o número de pessoas associadas a este processo representa cerca de 3.2% da população brasileira. Salientou, ainda, que Minas como região de grande importância e destaque no cenário nacional instala neste momento novo ciclo de oportunidades de qualificação de pessoas para incrementar o potencial de intervenção profissional e de  interações sociais, respondendo à demanda contemporânea por soluções em Design como condição transformadora no cenário  de inovação e de apropriação de conhecimento.

A coordenadora do PPGD – Programa de Pós –Graduação em Design, a Profª Drª Sebastiana Luiza Bragança Lana, apresentou um histórico da Pós Graduação em Design na UEMG desde 2009 quando foi iniciado o mestrado em Design. Agradeceu o apoio Institucional no que tange às condições oferecidas pela UEMG, a importante participação dos docentes e dos discentes egressos e atuais quanto à produtividade, parabenizando a toda equipe.

A Profª Simone Marques, vice-diretora representando a Escola de Design no evento, da mesma forma, parabenizou a todos e desejou sucesso no novo desafio junto ao doutorado da UEMG.

São 10 vagas e todas as informações referentes à seleção de candidatos para a primeira turma que ocorrerá no primeiro semestre de 2015 poderão ser encontradas no site do PPGD a partir do inicio do próximo ano.

FONTE: Profa. Dra. Sebastiana Bragança Lana – Coordenadora do PPGD/ED-UEMG.

ESCOLA DE DESIGN