CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LEITURA E ESCRITA NO SISTEMA BRAILLE
17/04/2015
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LEITURA E ESCRITA NO SISTEMA BRAILLE - 2015
RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Profª. Marina Fonseca Faraj
OBJETIVO: Capacitar professores de escolas públicas das redes municipal e estadual, e alunos de
Cursos de Licenciatura para a leitura e escrita do alfabeto Braille, visando a inclusão de alunos com
deficiência visual.
PÚBLICO ALVO: Professores de escolas públicas das redes municipal e estadual e alunos de Cursos de
Licenciatura.
Número de Vagas: 20
Carga horária total: 50 h/a
Local: Escola de Música/UEMG – Rua Riachuelo 1.321, Pe. Eustáquio, BH/MG
Certificação: Freqüência mínima de 80%
Valor do curso: gratuito
Período de inscrição: de 16 a 30 de abril de 2015.
Local de inscrição: Centro de Extensão da ESMU, através do e-mail cenexmus@gmail.com ou pelo
telefone (31) 3479-8312
Documentos obrigatórios para a inscrição:
*Professor(a): Documento que comprove que leciona em escola pública e documento de identidade;
*Aluno (a)comprovante de matrícula em Curso de Graduação / Licenciatura e documento de
identidade;
Taxa de inscrição: isento
Material necessário: reglete, punção e folhas de papel A4 a partir do segundo dia de aula.
Atenção: O material não será fornecido pelo curso. Ele deverá ser trazido pelo aluno e é de sua
inteira responsabilidade.
Carga horária: 50 horas/aula
Horário do curso: Terças feiras de 07h30min às 09h10min
Carga horária: 20 horas/aula
Período do curso: 05 de maio a 07 de julho
Carga horária: 30 horas/ aula
Período do curso: de 04 de agosto a 10 de novembro
Conteúdo programático
- Louis Braille e o Sistema Braille;
- Conceituação de cegueira e de visão subnormal;
- A escrita e a leitura no sistema Braille;
- Símbolos básicos;
- O alfabeto Braille;
- Uso da reglete e da máquina Perkins para a escrita Braille.
- Pequenos exercícios de escrita e leitura em Braille;
- Sinais auxiliares: Maiúscula, caixa alta, grifo, sinal de número;
- Sinais de pontuação;
- Transcrição de textos em escrita convencional (em tinta) para o Braille.
- Orientações importantes e cuidados no relacionamento com pessoas cegas;
- Símbolos matemáticos:
- As quatro operações fundamentais;
- Representação de datas;
- Escrita e leitura de palavras e textos em Braille;
- Ditado de palavras, números e datas;
- Transcrição de um texto em escrita convencional (em tinta) para o Braille e vice versa;
- Trabalho Final: Transcrição de um texto sobre educação inclusiva da escrita comum para o
Braille.
Rogério Bianchi Brasil
Diretor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
Belo Horizonte, 16 de abril de 2015.
ESCOLA DE MÚSICA
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