UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Comunidade acadêmica da Unidade Carangola participa de bate-papo com Adélia Prado

06/05/2015


Estudantes e professores da UEMG Carangola, além da comunidade da cidade e região, participaram de uma palestra e diálogo intimista com a poeta, professora e filósofa brasileira Adélia Prado. Nascida em Divinópolis (MG), a escritora esteve em Carangola como primeira convidada do projeto Bate-papo.com, promovido pelo curso de Letras da unidade, que contou com a parceria do Núcleo de Pesquisa e Extensão da unidade e do Centro de Difusão Cultural Padre Paschoal Rangel. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento, realizado na sexta-feira, dia 24 de abril.
 
A proposta do projeto de Extensão do curso de Letras Bate-papo.com é levar até Carangola, a cada dois meses, uma personalidade do campo da educação, das letras ou da literatura, a fim de se complementar os conhecimentos dos estudantes. A coordenadora do curso de Letras da UEMG Unidade Carangola, professora Ivete Monteiro de Azevedo, destacou que, “nesse bimestre, ainda haverá mais uma personalidade e, no segundo semestre, mais duas, inclusive uma escritora especialista em Fernando Pessoa, já que em 2015 completam-se 80 anos de sua morte”.
 
Para a coordenadora de Extensão da UEMG Carangola, professora Glaciene Januário Hottis Lira, “nada melhor do que começarmos com poesia. A Pró-Reitoria de Extensão da UEMG desempenhou grande apoio para que esse evento acontecesse, abrindo-o com a participação de Adélia Prado”.
 
Adélia respondeu ao público sobre diversos temas, expondo sua perspectiva sobre livros produzidos na atualidade, feminismo e questões do cotidiano. “A arte é poesia, e poesia é tudo aquilo que conseguimos transmitir sobre alguma coisa. Um livro, uma pintura ou uma música precisam ter poesia para tocar o outro. A poesia não está apenas nos poemas; inclusive temos poemas que não têm poesia”, comentou a escritora.
 
A presença de personalidades da literatura, em cidades como Carangola, é muito importante para a interiorização do acesso cultural, por vezes restrito aos grandes centros. A ex-professora da UEMG Unidade Carangola e membro do Centro de Difusão Cultural Padre Paschoal Rangel Lauricy Belletti Rodrigues ressaltou que “a vinda de personalidades assim, aqui, desmistifica um pouco a ideia de ‘monstro sagrado’, ao se conversar, ‘tocar-se’ no poeta. Adélia Prado é uma referência nacional. Uma poeta viva brasileira, de grande prestígio nacional e internacionalmente. Se for possível, vamos trazê-la outras vezes”.
 
O diretor da UEMG Unidade Carangola, Braz Antônio Pereira Cosenza, ressaltou a importância de experiências como esta para os estudantes. “Todo esse trabalho vem sustentar o tripé universitário – pesquisa, ensino e extensão. A vinda da Adélia Prado, como a de outras personalidades, que já estiveram em Carangola ou que virão ao longo do ano, fortalece mais a consolidação do nosso grande objetivo: a construção de uma universidade pública. Além disso, um evento como esse proporciona ao interior cultura de qualidade e faz com que as pessoas se tornem mais adeptas e ligadas à poesia, à leitura e à literatura, que normalmente estão muito associadas às grandes cidades. Carangola é uma cidade antiga, tem mais de 150 anos e possui uma trajetória cultural estadual e nacionalmente importantíssima. Dessa forma, a vinda de Adélia Prado consolida o potencial cultural da cidade e região”.
 
Na ocasião, Adélia ainda fez a leitura de poemas, alguns selecionados por ela e outros pelo público, que conquistaram fortes aplausos e risos dos participantes do evento. Ao final, a escritora autografou algumas de suas obras e foi fotografada com o público. Apesar da grande fila, ela atendeu a todos com atenção e simpatia. “Para mim, enquanto houver eventos dessa natureza, de pessoas se reunirem numa sala para falar a respeito de arte e poesia, há esperança. Isso, para mim, significa uma esperança para o país e, para as pessoas, pode significar um encontro com a poesia. A percepção de que não é perda de tempo gastar-se com arte, com poesia, e de que isso faz parte da humanização, da vida espiritual, da vida interior: é como descobrir tesouros. Eu, por exemplo, descobri que ver cinema bom é uma coisa boa para minha alma”, finalizou Adélia.
 
Reportagem produzida pela estudante Poliany Mota, do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UEMG Unidade Divinópolis, como atividade integrada à disciplina Oficina de Jornalismo III (1º semestre/2015), ministrada pela professora Laura Dias, com coorientação de Max Myller e colaboração da Assessoria de Comunicação e dos Laboratórios de Comunicação Social da UEMG Unidade Divinópolis

Fotografia: Elvis Gomes

 

CARANGOLA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades