UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

11ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico

03/11/2015

com texto do Site da ADG Brasil

Realizada pela ADG Brasil no Espaço Ação da Cidadania entre 31 de outubro e 08 de novembro, evento premia os melhores projetos de design gráfico produzidos no Brasil.

Engajamento social via financiamento coletivo para lançamento de catálogo e entrada ao valor de 01 lata de leite em pó, numa parceria inédita, são destaques.



Arte, criatividade, ineditismo, engajamento social, inovação e tecnologia são alguns dos muitos elementos que compõem a 11ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, que será realizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, no Rio de Janeiro, de 31 de outubro a 08 de novembro. O local escolhido para receber a mostra, que vai premiar os 303 projetos de design gráfico produzidos no Brasil  é o Espaço Ação da Cidadania, na zona portuária da cidade, que passa por um processo de revitalização inédito. A diversidade e o grau de qualidade destes trabalhos promete surpreender os visitantes, e representa o imenso potencial criativo do design gráfico no Brasil.

Este ano, a Bienal apresenta logo na abertura os melhores trabalhos de autoria de 163 designers, agências, escritórios, estúdios, departamentos de design e estudantes; e 53, entre os 303 pré-selecionados, receberão destaque por conta de atributos, qualidades e aspectos relevantes, de acordo com um júri especializado. A avaliação foi feita em duas etapas: uma online, que escolheu os primeiros 713 projetos, e uma presencial, que elegeu os finais. No total, 1.184 trabalhos foram inscritos.

Por ser uma mostra independente, a cada edição da Bienal a ADG busca parcerias fundamentais e modelos inovadores para garantir a realização do evento, mas que não interferem em sua condução. Além das pessoas físicas e jurídicas, que podem colaborar com cotas de apoio, patrocínio e parcerias, entrando em contato diretamente com a Coordenação da Bienal, pelo e-mail: bienal@adg.org.br, destacam-se parcerias de baixo custo, o uso da tecnologia na promoção de ações digitais e sustentáveis e até mesmo o engajamento social, que tem como exemplo a campanha de financiamento coletivo no Catarse, criada para viabilizar a produção do catálogo oficial da 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, em parceria com a Editora Blucher e que atingiu 148% da meta estipulada.

Outra novidade que privilegia o envolvimento e compromisso social está no “valor do ingresso”:  a fim de apoiar as atividades realizadas pela Ação da Cidadania, entidade que atua na zona portuária, a ADG Brasil estipulou a entrada em 01 lata de leite em pó por visitante da Bienal.

Tudo isso tem um grande objetivo: dar continuidade ao processo de democratização de acesso ao Design Gráfico no Brasil e garantir seu legado, independente do cenário. “Decidimos realizar a Bienal independentemente de incertezas econômicas, com ou sem apoio de grandes patrocinadores. Não temos a pretensão de conquistar público e profissionais do setor com números e holofotes, mas com nosso comprometimento em atestar a relevância do design gráfico no cenário cultural e econômico do país, sempre nos adaptando ao que há de mais inovador”, explica Léo MacVal, Coordenador-Geral da 11ª Bienal Brasileira de Design Grafico.

Para acessar a matéria completa e maiores informações, clique aqui.

ESCOLA DE DESIGN

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades