Feira Minas Inova Fapemig mostra tecnologias de ponta no Palácio das Artes

19/11/2015

da SEGOV

Pesquisas apoiadas pela fundação resultam em soluções inovadoras para problemas que afetam o dia a dia das pessoas

Ao desenvolver soluções para problemas que afetam o dia a dia das pessoas, pesquisadores se tornam artistas da inovação e da criatividade. Uma mostra deste talento estará disponível para o público nos próximos dias 23 e 24 de novembro, quando o Palácio das Artes sediará o Inova Minas – Mostra Fapemig.

O principal objetivo do evento é mostrar às pessoas o quanto a ciência faz parte da vida delas e como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) está envolvida com pesquisas que têm impacto no cotidiano de todos os mineiros.

Divididos em 10 categorias, os projetos abordam estudos nas áreas das ciências agrárias, biológicas, saúde, meio ambiente, engenharias, dentre outras (veja infográfico).

Ao todo, 70 projetos de tecnologia e inovação, financiados pela fundação, irão ocupar as galerias do Palácio das Artes. Alguns despertam bastante atenção, como a técnica que permite o monitoramento inteligente do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Criada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Álvaro Eduardo Eiras, a tecnologia utiliza-se de uma armadilha, instalada a cada 250 metros uma da outra, e de um aplicativo para celular, utilizado pelos agentes de saúde da localidade, para garantir o monitoramento da presença do mosquito.

Uma vez geoprocessadas, as armadilhas fornecem ao funcionário que as inspecionam, o número de mosquitos capturados naquela região. “Com estes dados, pelo próprio celular, com o aplicativo desenvolvido para a tecnologia, a informação é direcionada ao sistema que classificará a localidade como área de segurança, segura, alerta ou com risco de dengue”, explica Álvaro Eiras.

A quantificação contribui para que as ações de combate aos focos do transmissor da dengue sejam melhor estruturadas pelas autoridades sanitárias. Essa tecnologia já é comercializada há 10 anos e tem custo de R$ 1 por habitante, por ano.

Além de já ter sido utilizada em mais de 60 municípios brasileiros, onde vivem mais de 8 milhões de pessoas, a metodologia  também foi aplicada nos EUA, Cingapura, Austrália, Colômbia e Ilha do Funchal (Portugal). O projeto foi premiado em 2006, no Vale do Silício, e em 2013, em Chicago.

Antibiótico
Outro estudo que será apresentado no Inova Minas – Mostra Fapemig é um antibiótico dotado de substâncias radioativas capaz de diferenciar inflamação de infecção. Para isso, usa imagens cintilográficas, que é um método de diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear, sem a necessidade de cirurgia.

Segundo o pesquisador Valbert Cardoso, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando o paciente que utiliza prótese sente dor, o diagnóstico é difícil de ser realizado com as técnicas de imagens convencionais, como radiologia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância nuclear magnética (RNM), pois elas não são capazes de fazer diagnósticos diferenciais de processos inflamatórios e infecciosos.

Com o antibiótico desenvolvido, seria possível injetar, fazer uma imagem e identificar o possível foco infeccioso, auxiliando o médico e trazendo informações antes de fazer uma cirurgia, o que resulta em diferentes tipos de tratamento.

O evento
O Inova Minas – Mostra Fapemig será realizado nos dias 23/11 (de 9h às 20h) e 24/11 (de 9h às 13h). Na ocasião, também será conhecido o vencedor do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2015, que destaca instituições e pesquisadores por sua colaboração com o avanço no conhecimento científico.

Durante os dois dias do evento, o Palácio das Artes vai abrir espaço para debates e troca de conhecimento, além de abrigar tecnologias e projetos. O professor Carlos Arruda ministrará palestra magna, intitulada "Empreendedorismo e Inovação: como a ciência tem mudado o mundo". Os visitantes vão contar ainda com ambientes de interação e um lounge voltado para a apresentação dos projetos. A entrada é gratuita e as inscrições poderão ser feitas por este link.

Evento: Inova Minas – Mostra Fapemig
Data: 23 e 24 de novembro
Local: Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena 1537 - Centro - Belo Horizonte/MG

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL