Circuito Liberdade realiza concurso cultural de fotos do Instagram

19/11/2015

da SEGOV

Com o tema da Consciência Negra, concurso oferecerá a fotógrafos amadores uma exposição no Espaço do Conhecimento UFMG e prêmios diversos

O Circuito Liberdade realiza, a partir do dia 21 de novembro, um concurso cultural de fotografias no Instagram. Esta será a primeira edição da competição que deverá acontecer anualmente, sempre com uma temática diferente.

Em 2015, o tema do concurso será o Mês da Consciência Negra. A proposta é que os participantes produzam fotos sobre as pessoas e os eventos realizados dentro do perímetro do Circuito Liberdade, incluindo os diversos equipamentos e centros culturais integrantes do complexo, no período de 21 a 30 de novembro.

A atividade coincide com a parceria firmada entre o Circuito Liberdade e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) com a Fundação Municipal de Cultura, que é realizadora do Festival de Arte Negra (FAN). Os espaços que integram o Circuito Liberdade receberão diversos eventos artísticos da programação oficial do festival e também desenvolverão atividades próprias ligadas à temática da Consciência Negra.

Os interessados em participar do concurso deverão seguir o @circuitoliberdade no Instagram e poderão fotografar qualquer um dos eventos ou pessoas que fazem parte da programação do mês da Consciência Negra dentro do Circuito Liberdade ou que estejam relacionadas a ela de alguma forma.

As imagens poderão ser produzidas na Praça da Liberdade ou em qualquer outro espaço que pertença ao rol de equipamentos culturais do Circuito, a saber: Arquivo Público Mineiro, BDMG Cultural, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa da Economia Criativa - Horizonte Sebrae, Casa Fiat de Cultura, Cefart Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil – BH, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.

As fotos deverão ser marcadas com a hashtag #consciencianegranocircuito. Apenas essa hashtag oficializa a imagem no Concurso. As fotografias podem ser produzidas com qualquer tipo de equipamento, mas devem, obrigatoriamente, ser postadas via Instagram, no período de 21 a 30 de novembro. As fotos devem ser inéditas.

Os candidatos selecionados terão suas fotos expostas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, durante o mês de dezembro. A exposição irá integrar a grade de programação cultural do mês do Circuito Liberdade e será divulgada em diversos meios de comunicação do Governo, nas redes sociais e na imprensa em geral.

Além de integrar a mostra, os três primeiros selecionados também receberão kits, contendo publicações ligadas às artes, livros especializados em fotografia, cortesias para espetáculos, cortesias para cafés, lanches e/ou refeições, CDs e outros produtos do Circuito Liberdade.

Uma comissão avaliadora, composta por membros do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), do Governo de Minas Gerais, da classe artística e do meio acadêmico, irá fazer a seleção das fotos.

As fotos serão escolhidas pela comissão avaliadora, seguindo critérios de criatividade, estética, adequação para o suporte final (Fachada Digital) e relação com o tema do concurso.

O regulamento completo está disponível na página do Circuito Liberdade: www.circuitoculturalliberdade.com.br

Clarissa Menicucci – coordenadora de Comunicação - 3235-2817 / 98210-0329
Sandra Nascimento – assessora de Comunicação - 3235-2813 / 98404-9822