Projetos da UEMG ganham destaque na Mostra Inova Minas, em Belo Horizonte

24/11/2015

Reitor, ao centro, ladeado à direita pelas professoras Rita Engler e Nadja Mourão;
à esquerda pela professora Eliane Ayres e Monique de Alvarenga.

Entre os 70 projetos de ciência, inovação e tecnologia selecionados para integrar a Mostra Inova Minas, que marca os quase 30 anos de atividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), três deles são de autoria da Universidade do Estado de Minas Gerais.

O evento foi oficialmente inaugurado ontem, 23 de novembro, no foyer do Palácio das Artes, em Belo Horizonte e conta com stands de diversos projetos de pesquisa fomentados pela Fundação e que podem ter aplicação prática no cotidiano das pessoas.

Os projetos da UEMG selecionados são originários da Escola de Design da UEMG (ED). Dois deles são originários do Centro de Estudos em Design e Tecnologia da ED, coordenado pela professora Rita Engler.

O primeiro deles é o Librário: design inclusivo para surdos, projeto orientado pela professora Nadja Mourão, e que visa à disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público em geral por meio de um jogo de memória com substantivos da Língua Portuguesa e seu sinal correspondente em Libras. A solução simples e de forte apelo inclusivo rendeu recentemente ao projeto uma premiação nacional da Fundação do Banco do Brasil e também atraiu o interesse da imprensa, que repercutiu na televisão seus resultados.

O outro projeto do CedTec selecionado foi o Food Design: resgate da identidade cultural de Matozinhos. A partir da constatação de que parte da tradição culinária mineira tem se perdido em meio à mudança de hábitos perpetrada nas últimas décadas, sinalizada pela propensão das pessoas pela alimentação mais rápida, as professoras Rita Engler e Nadja Mourão empreenderam oficinas nas quais pudessem recuperar junto à comunidade receitas e rituais dos quitutes preparados na cidade e montar uma linha de bolos com a finalidade de serem produzidos para comercialização local.

Em decorrência dessa atuação, criou-se o catálogo Sabores das Geraes, contendo 20 receitas compiladas durante os encontros e com utilização de ingredientes de fácil acesso na região.

O terceiro projeto da UEMG selecionado foi o Tecido Controlador Térmico, Processo de Obtenção e Uso, orientado pela professora Eliane Ayres e que deu à Universidade seu primeiro Prêmio Jovem Cientista, recebido em 2012 pela estudante bolsista Priscila Ariane Loschi.

O projeto consiste na criação de um tecido termorregulável, que ameniza os efeitos de alta temperatura sobre o corpo humano. Possui potencial para utilização junto a atletas e também para trabalhadores que ficam expostos a situações de temperatura elevada, tais como garis, carteiros, frentistas, entre outros. Este projeto encontra-se em estágio de protótipo e demandará mais estudos antes de ser comercializado.

Em visita à Mostra, onde também acompanhou a reativação da página eletrônica do SIMI (Sistema Mineiro de Inovação) e o anúncio do projeto vencedor do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia, o reitor da UEMG Dijon Moraes Júnior enalteceu a Fapemig como uma grande parceira da instituição na área de fomento à pesquisa.

Durante a entrega da premiação, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, reconheceu a necessidade de o estado de Minas Gerais diversificar sua economia. "Precisamos reduzir nossa dependência econômica da siderurgia, da mineração e da produção cafeeira", afirmou. Apontou como solução o investimento em ciência, tecnologia e inovação e o desejo de que o estado se torne celeiro de empresas de tecnologia e inovação.

O presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, afirmou que o intuito do evento, em tempos de recursos escassos, é dar visibilidade aos recursos públicos aplicados em pesquisas e o retorno proveniente delas no cotidiano das pessoas.

Anunciou, em conjunto com a Sectes, que a Fundação lançará em breve editais específicos para fomentar projetos de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, atingida pelo rompimento recente de barreira de contenção de rejeitos de minério de ferro.

A Mostra Inova Minas encerra-se hoje, 24 de novembro, com a exposição dos projetos e palestras sobre inovação e tecnologia. A entrada é franca.