UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Objeto de pesquisa da UEMG, cágado-da-paraíba ganha reserva ambiental

13/04/2016

Conforme divulgado no início dessa semana (saiba mais), o cágado-do-paraíba acaba de ganhar um instrumento estratégico para a sua preservação: a Reserva Ninho da Tartaruga, em Tombos, município da Zona da Mata Mineira. Às margens do Rio Carangola, a área servirá como santuário para a espécie – um dos 25 quelônios (animais com casco) mais ameaçados do planeta – e base para as pesquisas em torno do cágado.

Para falar sobre esse importante acontecimento, a Assessoria de Comunicação da UEMG convidou o professor e diretor da UEMG Unidade Carangola, Braz Cosenza, que coordena os trabalhos da Universidade no grupo de instituições articuladas em prol da espécie, por meio do Projeto ‘Cágado-do-Paraíba: pesquisa e conservação’ (assunto abordado na última edição do ‘Jornal da UEMG’ – reveja aqui):

Ascom UEMG - Como foi o processo para a constituição dessa reserva?

Braz Consenza - Desde a primeira versão do projeto, à época financiado por uma empresa do setor elétrico, já procurávamos uma área para a criação de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), até porque se tratava de uma condicionante para a implantação de centrais hidrelétricas na calha do Rio Carangola. Como não foi possível realizar essa criação, o projeto foi em busca de parceiros internacionais na tentativa de levantar fundos para a criação de uma reserva próximo ao Rio Carangola, a fim de proteger as áreas de ocorrências do cágado.

A proposta de criação da reserva foi, então, viabilizada pela Rainforest Trust, Wildlife Conservation Society e Turtle Survival Alliance, que financiaram a compra de aproximadamente 150 hectares de terras no trecho de maior ocorrência do cágado, ao longo do rio. Trata-se da primeira reserva dedicada a uma espécie da fauna dulcícola (de água doce) em nosso país.

Ascom UEMG - A constituição dessa reserva representa a recuperação do habitat do cágado?

Braz Consenza - Não. Grande parte da área de ocorrência da espécie já foi totalmente destruída. Este animal ocorria desde do estado de São Paulo até chegar a Minas Gerais, por meio do Rio Carangola. Mas o local conquistado é extremamente importante, pois é um dos últimos sítios confirmados com população viável para a conservação do cágado. Outras ações de criação de áreas semelhantes podem se espelhar nesta e, assim, minimizar o impacto causado em toda a bacia do Rio Paraíba do Sul.

Ascom UEMG - Como se dará a gestão e manutenção da área?

Braz Consenza - A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de Unidade de Conservação particular criada em área privada, por ato voluntário do proprietário (no caso, a Fundação Biodiversitas, que é uma ONG), em caráter perpétuo, instituída pelo poder público.

Esta área será gerida pela Biodiversitas, por meio das parcerias instituídas com a UEMG Unidade Carangola, com o RAN-ICMBIO e com o Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental (CECO). No contexto deste trabalho conjunto é que a Fundação Biodiversitas irá definir o acesso ao local e seu por pesquisadores.

Ascom UEMG - A partir dessa conquista, quais são os próximos passos?

Braz Consenza - Criar uma estrutura física mínima na área, como cercamento, reforma das estradas internas, instalação de uma casa de apoio, além de continuar com as ações de educação ambiental e de pesquisa do projeto do cágado.

Ascom UEMG - Qual será a relação e uso da UEMG em relação à reserva?

Braz Consenza - A Unidade da UEMG em Carangola, como órgão dissemidador do tripé, Ensino, Pesquisa e Extensão, continuará a contribuir através de seus projetos, pesquisadores e estrutura para atender à parceria institucional firmada para apoiar as ações do Projeto Cágado-do-Paraíba.

Ascom UEMG - O que a aquisição da reserva representa para as ações do Projeto?

Braz Consenza - O Rio Carangola é um dos sítios da Alliance for Zero Extinction ou Aliança para Extinção Zero (AZE), uma iniciativa global que tem como estratégia a proteção dos últimos refúgios de espécies ameaçadas de extinção. Nesse sentido, a aquisição dessa área marca um importante divisor de águas para salvaguardar a espécie. Lembrando que o Mesoclemmys hogei, popularmente conhecido como cágado-de-hogei ou cágado-do-paraíba, figura na lista nacional de espécies da fauna ameaçadas de extinção (Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente, no 444, de 14 de dezembro de 2014), e representa o único quelônio de água doce ameaçado no Brasil, com risco de extinção considerado extremamente crítico.

Finzalido o financiamento do Projeto, que até ano passado se dava com o aporte do Programa Socioambiental da Petrobras, estamos agora à procura de novos parceiros e fundos de pesquisa para continuar a gerir as ações de pesquisa e educação ambiental. Entre eles, editais da FAPEMIG e fundos internacionais de conservação.

Ascom UEMG - E o significado da conquista para você, que, além de pesquisador, é ativista nessa luta pela preservação do cágado?

Braz Consenza - Hoje sonhamos muito em conservar e proteger espécies, mas é caro e, muitas vezes, uma luta solitária, contra tudo e todos. A criação desta reserva é a materialização de todo o trabalho de várias mãos em prol do cágado-do-paraíba, e também de todas as espécies associadas a ele, bem como do próprio Rio Carangola.

CARANGOLA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades