UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Mestrado em Artes consolida cursos stricto sensu na UEMG

30/05/2016


Reitor Dijon Moraes Júnior participa da Aula Inaugural da primeira turma do Mestrado em Artes


A criação de cursos de Mestrado e Doutorado é uma das principais metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMG (PDI). Além de atender às exigências da legislação, mestrados e doutorados sabidamente aumentam a produção em pesquisa, favorecem a criação de novos projetos e significam aumento de acesso ao ensino de pós-graduação gratuito e de qualidade.

Até 2008, o único curso de pós-graduação stricto sensu oferecido pela Instituição era o Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais – REDEMAT, em colaboração com UFOP e CETEC.
A partir dessa data, a UEMG vem desenvolvendo esforços e contratando docentes com doutorado, visando estabelecer condições para criação de cursos próprios de pós-graduação stricto sensu. Como resultado dessas iniciativas, foram criados os Mestrados de Educação e de Design, em 2009, o Doutorado em Design e, mais recentemente, o Mestrado em Artes. Esses dois últimos cursos iniciaram atividades em 2015.


Proposta inovadora aprovou Mestrado em Artes

Professora Helena Lopes é coordenadora do cursoComeçar as atividades de um programa de pós-graduação stricto sensu obtendo nota 4 pela Capes não é comum. E isso aconteceu com o Mestrado em Artes da UEMG, que reuniu pela primeira vez a expertise de duas Unidades Acadêmicas – a Escola Guignard e a Escola de Música – para a elaboração conjunta de um curso que tem como proposta a compreensão do que a arte apresenta em comum em todas as suas linguagens.

Ao realizar a abertura da aula inaugural, o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, enalteceu o ineditismo da proposta: “Sempre que inauguramos um curso desse porte é uma alegria, pois conhecemos bem as dificuldades que precisaram ser vencidas para que existissem”. Ele afirmou também que as parcerias entre as Unidades Acadêmicas devem ser sempre encorajadas: “Essa parceria está ocorrendo em Belo Horizonte e trabalhamos para que também se repita em outras Unidades, porque iniciativas como esta reafirmam a essência do que somos: uma instituição multicampi”.

A coordenadora do mestrado, professora Helena Lopes (imagem à esquerda), afirma que ambas as escolas começaram a engendrar a possibilidade de unirem suas expertises após tentativas anteriores de aprovação de mestrados específicos de cada área.

Como elas tratam de formações e desenvolvimento de habilidades e técnicas de linguagens artísticas distintas, artes visuais e música, as escolas precisaram ampliar seu olhar e enfocar o objeto que as concernia por igual: o campo artístico. “Buscamos o ponto de convergência no campo conceitual: o que o artista faz, como se ensina a arte. Então temos aí dois campos distintos: o do fazer artístico e do ensino em arte”, explica.

Os entendimentos do corpo docente interdisciplinar criaram as duas linhas de pesquisa atualmente oferecidas: dimensões teóricas e práticas da produção artística e Processos de formação, mediação e recepção.

“Da concepção à realização foi necessário um ano e meio. Tivemos consultorias das áreas das artes visuais e da música para compreender qual seria a proposta”, informa a coordenadora.

O diretor da Escola de Música, professor Rogério Bianchi, ressaltou que a abertura do curso irá fomentar a discussão sobre artes. “O ambiente da pesquisa será mais promovido, haverá mais um mestrado na cidade, para as pessoas que saem da graduação, e haverá a ampliação na discussão sobre artes”.

Aula Inaugural

Um exemplo de como as artes podem dialogar entre si está expresso no trabalho do compositor e gestor cultural mexicano Rodrigo Sigal (imagem à direita). Desde 2006 é diretor do Centro Mexicano para Música e Artes Sonoras (CMMAS), de onde coordena diversas iniciativas de criação, educação e investigação e gestão cultural relacionadas com o som e com a música.

O compositor interessa-se também pelo trabalho com novas tecnologias, especialmente no âmbito da música eletroacústica. Fez um doutorado na Universidade de Londres, e um pós-doutorado na Universidade Autônoma do México. Há mais de dez anos dedica-se à produção de espetáculos originais baseados na reflexão e questionamento social, através de concertos visuais, que consistem em estimular a consciência e potencializar a sensibilidade auditiva visual, poética e conceitual do próprio espectador.

Foi dele a Aula Inaugural da primeira turma do Mestrado em Artes da UEMG. Com a palestra “Estratégias de música eletroacústica, uma experiência pessoal”, Sigal demonstrou como a arte pode dialogar com suas diversas linguagens e quais os resultados aferidos a partir dessas experiências.

Ele defendeu a natureza sinestésica da arte, que é potencializada hoje pelas novas tecnologias digitais: “Acho que a tecnologia hoje auxilia que não haja diferenciação entre as linguagens artísticas. A criação visual, os elementos visuais se conectam de maneira muito orgânica com sons e com a música”, argumenta. “Então me parece normal que as instituições se empenhem em incorporar esses conhecimentos de forma mais conectada. Não de forma multidisciplinar, mas interdisciplinar, que possibilitem, por exemplo, comunicar a música pelos olhos e vídeo pelos ouvidos”.

A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação parabenizou as Escolas pelo evento e pela iniciativa conjunta, destacando-a como um modelo exitoso, que pode ser replicado pelas diversas Unidades da UEMG como uma forma de interagir, viabilizar e agilizar a criação de cursos de pós-graduação em “lato” e “stricto sensu”.
“Uma vez que a UEMG tem cursos em diversos campos do conhecimento e docentes com diversas formações, há um amplo espaço para interação, desenvolvimento de projetos que tratem da solução de problemas que exijam abordagens de diversas áreas, e criação de cursos que tratem de temáticas de natureza multidisciplinar”, afirmou a professora Terezinha Gontijo, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

Nova turma

As inscrições para a seleção da segunda turma do Mestrado em Artes estão abertas, na Área de Concentração Artes Visuais e Música. Serão oferecidas 12 vagas para o início de atividades no segundo semestre deste ano.

Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de junho, pessoalmente ou por procuração simples, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h, exceto em feriados e recessos acadêmicos, na Escola de Música (Rua Riachuelo, 1351, Padre Eustáquio - Belo Horizonte/MG).

O resultado final será divulgado no dia 8 de julho. Informações adicionais sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (31) 3479-8300 e pelo e-mail ppgartes.esmu@uemg.br . O edital de seleção pode ser acessado emhttp://mestradoartes.uemg.br .

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades