Centros Estaduais de Educação Continuada auxiliam candidatos na preparação para o Enem

18/07/2016

Faltam 110 dias para a realização da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Minas Gerais, foram 955.019 inscritos e para auxiliar os candidatos a se preparem para o Enem a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está estimulando os Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) a ofertarem cursos de aprofundamento e revisão para a comunidade.

A Resolução 2.943, de 18 de março de 2016, permite e convida todos os nossos Centros de Educação Continuada a ofertar um curso de aprofundamento e revisão nas quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Linguagem, Matemática e Ciências Humanas O curso é aberto ao público, não apenas aos alunos da rede estadual de ensino”, destaca a superintendente de Juventude, Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Cecília Resende.

Os Cesecs são centros de educação semipresencial, que fazem parte da rede estadual de ensino, com características específicas, que prestam serviços aos jovens que necessitam de certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em tempo mais curto, por meio de bancas examinadoras. Minas Gerais conta com 117 Cesecs. 62 já estão ofertando a preparação para o Exame.

Os interessados devem procurar o Cesec mais próximo e informar seu desejo em participar da iniciativa. As aulas são ministradas pelos professores do Cesec e têm como metodologia a resolução de problemas. “Cada questão do Enem parte de um problema a ser resolvido em uma das quatro áreas do conhecimento. Então, orientamos que fossem construídas aulas a partir desta metodologia: um problema a ser resolvido, um diálogo estabelecido e um acionamento de ideias que possam resolvê-lo. Toda a estrutura está partindo da perspectiva da resolução de problemas”, pontua Cecília.

A Secretaria também encaminhou aos Cesecs kits com aulas gravadas, que são resumos do Plantão Enem produzido pela SEE, indicou que os educadores fizessem download das aulas disponíveis na TV Escola do Ministério da Educação e que eles se utilizassem da plataforma Hora do Enem.

As aulas são gratuitas e cada unidade teve autonomia para elaborar sua forma de trabalho. Em Paracatu, na região Noroeste de Minas, o Cesec Cândida Pimentel Ulhoa está ofertando o cursinho para a comunidade desde o mês de junho. “As nossas aulas acontecem três vezes por semana, com módulos de 50 minutos. Na primeira semana tínhamos formado apenas uma turma. Já na segunda o número dobrou. Hoje estamos com cerca de 70 alunos e ainda estamos recebendo inscrições”, conta a diretora do Cesec, Marly Batista Gomes.
Na escola, as aulas contam com a participação de jovens e de adultos de todas as idades. Segundo Marly, o retorno dos participantes está sendo muito positivo. “Os alunos estão muito interessados e os professores motivados. As aulas são muito boas e o resultado está sendo ótimo”, conclui a diretora.

Clique aqui para conferir a lista com os endereços dos 117 Cesecs.

Enem
As provas do Enem serão aplicadas em dois dias. No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.