Agência do curso de Jornalismo da UEMG Divinópolis participa da cobertura da Festa Literária da cidade

19/09/2016

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Por meio da Agência de Notícias Multimídia, que iniciou suas atividades em abril deste ano, seis alunos do curso de Jornalismo e um aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Divinópolis participaram da cobertura jornalística da FLID, a Festa Literária de Divinópolis, entre os dias 18 e 21 de agosto.

A cobertura foi realizada em parceria com o site Horizonte Paralelo, da cidade de Itaúna. Quem intermediou o contato entre a agência e o site foi o professor Richardson Pontone, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da unidade. “Por meio dessa parceria, houve a cobertura praticamente em tempo real das atrações da FLID. A equipe fazia a cobertura e, ao mesmo tempo, por meio do WhatsApp, encaminhava fotografias, trechos de vídeos e textos, que eram publicados tanto no site quanto na fanpage do Horizonte Paralelo”, explicou Daniela Martins Barbosa Couto, professora do curso de Jornalismo e coordenadora da agência de notícias.

Para Luana Natacha, aluna do 4º período de Jornalismo, participar da cobertura da FLID foi válido pela experiência adquirida durante a atividade. “A experiência de fazer a cobertura da FLID foi muito bacana, uma experiência nova, porque eu nunca tinha feito cobertura desse tipo de evento. E estar diretamente ligada aos autores, que nos receberam muito bem, nos ajudou também”, ressaltou a aluna.

Já para Emanuela Santos Souza, também aluna do 4º período de Jornalismo, esta atividade foi inovadora. “Eu já tinha feito algumas coberturas de eventos lá em Cláudio, minha cidade natal. Mas, de um evento como a FLID, foi o primeiro, e foi muito bom ter essa experiência de redação mesmo, de ir lá, cobrir, entrevistar o pessoal. E de já escrever o texto, revisar e de enviar para a publicação no mesmo momento. Esse é um primeiro passo em nossa carreira; isso vai servir para a gente no futuro. Quanto mais a gente exercitar dentro da nossa área, melhor”.

Além do que já foi citado, Alexandre Rodrigues Alves, aluno do 4º período de Jornalismo, acrescentou que esta foi uma atividade que exercitou a sua rapidez enquanto comunicador. “Foi bem legal essa coisa do ao vivo, que exercita sua rapidez de ver o que está acontecendo, de mandar o texto, um factual, e é importante você cobrir e ter essa experiência”, finalizou.

(Foto: André Camargos/Assessoria de Comunicação)

A equipe que participou da cobertura da FLID, da esquerda para a direita: Alexandre Alves, Luana Natacha, Ariana Coimbra, Júlia Resende, a professora Daniela Couto, Amanda Gama, Emanuela Souza e Paulo Sérgio

Já para o site da agência da Agência de Notícias e para o programa de WebTV “Entre Vistas”, também produzido pela Multimídia, os conteúdos da FLID estão sendo trabalhados com um viés diferente do da cobertura factual, conforme explicou Daniela. “Os fatos em si já foram noticiados no Horizonte Paralelo. Assim, para o site da agência e para o ‘Entre Vistas’, o foco volta-se para um conteúdo mais interpretativo sobre as temáticas discutidas na FLID. Já no programa de WebTV, a gente trabalha as informações que ficam mais interessantes no audiovisual do que no texto ou na imagem estática”.

A equipe da agência utiliza os recursos disponíveis na Universidade, como câmeras semiprofissionais, e também recursos próprios, como os smartphones, por exemplo. O uso deste último facilitou o envio de fotos, vídeos e textos para o site Horizonte Paralelo, que publicou na íntegra todo o conteúdo gerado pelos alunos, dando o crédito a cada um deles. Todas as produções da agência, seja em vídeo, texto ou foto, são divulgadas no site e na fanpage da agência, no Facebook.

A agência

A agência de notícias está relacionada ao PPC – Projeto Pedagógico do Curso – de Jornalismo, que prevê um espaço de aprendizagem prática para os estudantes. Desde a sua criação, a agência tem um site de notícias e, também, um programa para a WebTV.
Segundo a professora Daniela, “a agência [Multimídia] é um espaço de experimentação e prática jornalística que, junto à extensão e à pesquisa, promove a integração entre as mídias trabalhadas, possibilitando ao estudante vivenciar o jornalismo na convergência de mídias”.

O projeto começou com o Proinpe (Programa Interno de Incentivo à Pesquisa e Extensão da UEMG) e, a partir dele, Daniela o desmembrou em subprojetos – um relacionado à pesquisa, focando a linguagem na convergência de mídias, e outro focado na produção – e os inscreveu nos editais do PAEx (Programa de Apoio a Projetos de Extensão) e do PAPq (Programa Institucional de Apoio à Pesquisa), também da UEMG, para obter as bolsas. Atualmente, dos cinco alunos participantes, dois são voluntários e os outros três são bolsistas, por meio dos programas citados anteriormente. Para a cobertura da FLID, especificamente, a agência contou com a participação de outros alunos do curso de Jornalismo.

SAIBA MAIS
Você pode conhecer mais sobre a Agência de Notícias Multimídia por meio dos seguintes acessos:

Site: www.multimidiauemg.wixsite.com/multimidia

Fanpage: www.facebook.com/agenciadenoticiasmultimidia/

YouTube: www.youtube.com/channel/multimidiaUEMG

Conheça, também, o site Horizonte Paralelo, do qual a agência foi parceira durante a cobertura jornalística da FLID: www.horizonteparalelo.net/flid-festa-literaria-de-divinopolis-2016-cobertura-especial.

DIVINÓPOLIS