Publicação chilena traz capítulo produzido por professor da Unidade Carangola
17/11/2016
'Análise da Percepção dos Estudantes de Graduação em Relação à Avaliação em Meios Digitais' é o título do artigo do professor da Unidade Carangola Alexandre Bittencourt, recentemente publicado como capítulo do livro Aplicación de las Tecnologías para la Enseñanza de la Matemática, Física, Química y Biología: implicaciones didácticas - Experiencias en América Latina, que foi publicado em outubro pela RILET (Red de Integración Latinoamericana en Educación y Tecnologías).
Como explica o professor Bittencourt, seu trabalho utilizou uma abordagem qualitativa como método de análise, mediante a aplicação de um questionário estruturado junto a acadêmicos de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata mineira. Segundo ele, o estudo permitiu observar o caráter diferenciado com que os estudantes de graduação encaram os meios digitais de avaliação, com destaque para a descrença em relação à capacidade da ferramenta de garantir aos professores o reconhecimento das dificuldades de aprendizagem. “Entendemos que a avaliação em meios digitais ainda representa um grande desafio tanto para o aluno como para o professor”, aponta Bittencourt.
Integrando a tese de doutorado de Alexandre – desenvolvida sob orientação do professor Nilson Sérgio Peres Sthal, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) –, o artigo representa o terceiro trabalho publicado em periódicos internacionais por ele, que atua na Unidade Carangola desde 2014, no curso de Ciências Biológicas e como coordenador de Pesquisa (é ainda membro do Coepe UEMG). “Esta publicação representa um aprimoramento de meu currículo pessoal e, para a Unidade, demonstra sua preocupação em incentivar os docentes a se valorizarem”, avalia.
CARANGOLA
|