Projeto de educação musical da EsMu realiza concerto didático
22/11/2016
Centenas de jovens do Ensino Médio estiveram presentes ontem (21) à Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit), em Belo Horizonte, para participar de uma excursão diferente pelo universo musical. Alunos de escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, eles assistiram a um concerto do Projeto ‘Música na Educação de Jovens e Adultos’, da Escola de Música da UEMG, que reuniu uma diversidade de gêneros, incluindo tango, música erudita, eletroacústica, trilha de filmes e jogos, e mesmo outras artes, como o cinema e a dança.
O evento foi a penúltima atividade do Projeto, voltado também à formação dos professores das escolas contempladas. Conforme relembra a coordenadora da iniciativa, Helena Lopes, professora da EsMu e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG, a Lei Federal 11.769/08 instituiu a música como conteúdo obrigatório nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas não a obrigatoriedade de um professor habilitado para a docência na área. O Projeto representa uma estratégia na tentativa de oferecer subsídios à formação musical desses profissionais frequentemente não especializados.
“Tivemos encontros de formação com os professores. Preparamos anteriormente as músicas do concerto, além de materiais didáticos para eles entenderem e se apropriarem desse conteúdo, seja falando sobre, desenhando, dançando... O objetivo é que eles pudessem fazer essa inserção do conteúdo musical em sala, com seus alunos, de forma plural e embasada”, explica Helena Lopes.
Reforçando que não se trata apenas de uma proposta de descentralização cultural, mas efetivamente de educação musical, a professora destaca que Projeto tem como fundamento o trabalho da escuta: “A escuta é algo de todo mundo. Todo mundo escuta música. Não preciso tocar um instrumento para escutar música. Então, se eu crio um apreciador, estou contribuindo para sua educação musical, e ainda para a ampliação de seu repertório, de sua cultura. Esse trabalho traz, portanto, oportunamente, uma perspectiva real de inclusão da música na escola, num momento que se está discutindo uma lei que pode eliminar essa questão das artes em geral, no Ensino Médio”.
A última etapa do Música na Educação de Jovens e Adultos, iniciado em junho e com previsão de término em dezembro próximo, será um retorno de sua equipe nas escolas, a fim de conversar com os estudantes sobre a experiência do concerto e sobre o que aprenderam em sala de aula, nesse período, com os professores que participaram da formação.
ESCOLA DE MÚSICA
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