Indicadores de Avaliação do Ensino Superior mantém conceito estável para a UEMG
24/03/2017
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015 que revelam, em uma escala de 1 a 5, a avaliação dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros.
São três os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que mantêm relação direta com as áreas avaliadas. Os últimos resultados divulgados referem-se ao ano de 2015, quando foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Esse universo representou 26 áreas de avaliação, 8.121 cursos, 447.056 participantes. O número de concluintes regulares inscritos no Enade 2015 foi de 549.847 em todo o país, mas apenas são considerados nos indicadores aqueles participantes que fazem as provas e respondem o Questionário do Estudante. O número de IES que tiveram o IGC calculado foi de 2.109.
Segundo a Pró-Reitoria de Ensino, o cenário na UEMG continua estável em relação aos ciclos avaliativos anteriores, como revela seu IGC que se mantem em 3 e é considerado satisfatório. O IGC considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.
Para a Pró-reitora de Ensino da UEMG, Profa. Cristiane França, o indicador mais expressivo é o CPC pois agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. Nesse indicador, 68,4% dos cursos da UEMG foram avaliados com a nota satisfatória 3. Quanto às notas do ENADE, a Pró-reitora admite que apresentam variações que estão sendo atentamente acompanhadas, mas ressalta ser precoce atribuir essa situação ao recente processo de estadualização das ex-fundações presentes no interior do Estado.
“Apesar do conceito estável da Universidade, acima de tudo, segundo a Pró-reitora, os indicadores 2015 sinalizam para o enorme desafio que representa para uma instituição multi campi como a UEMG garantir a qualidade de seus mais de 110 cursos, somente de graduação, espalhados por todo Estado. Um desafio sobre o qual a Pró-Reitoria de Ensino tem se debruçado nos últimos anos ”.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN
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