Estudantes de Engenharia de Produção da Unidade Divinópolis realizam visita técnica às usinas de Angra 1 e 2

26/05/2017

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Estudantes de diversos períodos do curso de Engenharia de Produção da UEMG Unidade Divinópolis realizaram, no dia 15 de maio, uma visita técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada no município de Angra dos Reis (RJ) e onde estão instaladas as usinas nucleares de Angra 1 e 2, operadas pela Eletrobras Eletronuclear.

Fotos: Elvis Gomes / Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Estudantes e professores reunidos na entrada do Centro de Informação de Itaorna

No período da manhã, os estudantes visitaram uma exposição itinerante sobre a geração de energia a partir de reatores nucleares montada no Centro de Informação de Itaorna e participaram de uma palestra ministrada pelo relações-públicas e supervisor do centro, José Chahim. Já à tarde conheceram o Centro de Suporte Técnico, a turbina e o simulador da usina de Angra 1.

Novos conhecimentos
A visita foi acompanhada pela professora Vânia Ventura, coordenadora de estágio do curso. “Foi uma visita muito importante por se tratar de uma empresa diferenciada, única no Brasil e que desenvolve uma atividade pouco conhecida, a geração de energia nuclear”, ressaltou. “Visitas técnicas como esta possibilitam aos estudantes, além da troca de experiência e de novos conhecimentos, verificar, na prática, o que estão aprendendo na sala de aula”, completou a professora.

A palestra ocorreu no auditório do Centro de Informação de Itaorna

Para a estudante Damiana Lorenzetto, do 3º período, as visitas técnicas são importantes para a formação acadêmica dos alunos. “A visita técnica propõe o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla”, enfatizou. “A visita às usinas foi enriquecedora porque possibilitou o conhecimento de seu ambiente interno. Apesar de algumas restrições para evitar os perigos da exposição prolongada a elementos radioativos, os alunos puderam conhecer, entre outros espaços, a sala de controle, onde aprenderam o quanto ela é importante para a segurança de uma usina nuclear. A realização desta visita foi de extrema relevância porque foi possível observar a realidade de uma usina em pleno funcionamento, além de verificar sua dinâmica e organização”, complementou.

As usinas nucleares de Angra 1 e 2, localizadas no município de Angra dos Reis (RJ)

O estudante Otávio Diniz, do 9º período, destacou a experiência proporcionada pela visita. “Foi algo fascinante poder conhecer a usina. Mesmo já conhecendo um pouco sobre seus processos pelos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, não se compara poder vivenciar e ter a experiência de conhecer de perto a produção da energia nuclear, sua estrutura e maquinários, além de presenciar um pouco da sua rotina”, disse. “Também foi engrandecedor a interação que aconteceu entre alunos e professores durante a viagem, promovendo trocas de experiências e novas amizades, enriquecendo ainda mais a nossa formação e aprendizado”, finalizou.

Também acompanharam a visita os professores do curso Maurício Faria e Valdilene Machado, e a servidora Denise Oliveira, secretária da Coordenação dos cursos de Bacharelado da unidade.

DIVINÓPOLIS