Alunos do curso de Processos Gerenciais de Campanha defendem TCC

21/07/2017

A última semana foi especial para os alunos do quarto período do curso de Processos Gerenciais da UEMG – Unidade de Campanha. De quinta-feira (13/07) a sábado (15/07) os alunos defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O curso de Tecnólogo em Processos Gerencias é de uma formação acadêmica de curta duração (2 anos). E uma característica do curso é a forte ligação com o mercado profissional.

O TCC foi desenvolvido na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela profa. Djanira Helena Andrade. Na disciplina foram trabalhados os seguintes tópicos: conceito, características, tipos de pesquisa, métodos e técnicas. Geralmente os alunos têm muito receio quanto ao TCC, e a profa. Djanira comenta essa ideia errônea dos estudantes: “O receio quanto ao TCC, acredito que é por ser algo novo para eles, é uma insegurança normal. Durante a pesquisa houve uma dificuldade inicial na delimitação do tema. Feito isso, verificou-se uma dificuldade quanto à necessidade da leitura (resistência) e quanto ao acervo físico disponível, além de uma corrida contra o tempo.” Além do apoio da professora de metodologia, os alunos contaram com o apoio e auxílio dos orientadores.

Os temas escolhidos pelos alunos foram muito diversos, mas todos ligados ao universo da Administração e Negócios. O professor Flávio Maia Custódio destaca a relevância dos trabalhos para a cidade de Campanha: “É muito importante quando a universidade volta sua produção acadêmica para a cidade onde está situada. Em certa medida é uma maneira de promover, ao mesmo tempo, pesquisa e extensão para o local do campus. Agregando, também, o ensino absorvido pelos alunos.”

Este ano, a defesa dos TCCs do curso de processos contou com uma inovação tecnológica. Impossibilitados de comparecerem às bancas, o prof. Pedro Henrique Azevedo, da Escola de Contas e Capacitação prof. Pedro Aleixo (TCE/MG), a profa. Cleusimar Carsoso de Almeida, da UNINCOR (Três Corações/MG), e o Prof. Luciano Fusco Nogueira, da Faculdade Victor Hugo (São Lourenço/MG) se fizeram presentes como componentes de bancas avaliadoras através de videoconferência, utilizando a internet. Uma experiência nova para o curso, legítima, que deverá se repetir sempre que necessário.

A coordenadora do curso, profa. Silvana Aparecida Arantes, destaca a qualidade dos trabalhos. “Nossa meta, e já estamos estudando a melhor maneira de fazê-lo, é publicar, em conjunto, todos os artigos científicos que os alunos produziram. As bancas apontaram algumas correções, que após, realizadas, qualificam os artigos para a publicação.”

Alunos e temas trabalhos.

1. Ana Carolina Germano: fez uma análise técnica do parecer do TCU que embasou o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.

2. Ana Paula Reis Fernandes: estudou os desafios da gestão em um restaurante familiar de Campanha.

3. Chaianne Priscila da Silva: estudou a qualidade de vida no ambiente organizacional e como a qualidade de vida no trabalho reflete na produtividade do trabalhador.

4. Daiana Sueli da Silva Borges: desenvolveu uma pesquisa sobre o presenteísmo e sua relação com aspectos da cultura organizacional.

5. Gabriel Mendes Felpa: estudou a pontuação do município de Campanha no que tange à parcela do ICMS do Patrimônio Cultural concernente à Lei Robin Hood.

6. Geusilene Débora de Carvalho: estudou a cultura organizacional em uma empresa campanhense (loja de armarinhos) de 66 anos.

7. João Paulo Vivian Fernandes: fez a análise da gestão financeira de uma empresa rural produtora de tangerina poncã.

8. Natielli Aparecida da Silva: analisou a questão do assédio sexual em empresas, identificando a sua consequência para o assediador e para a vítima.

9. Patrícia das Graças Brasil: fez um estudo sobre a aplicação do composto de marketing (mix marketing) no marketing pessoal e como isso pode auxiliar o profissional em sua recolocação profissional.

10. Rejane de Souza Cardoso: estudou o empoderamento das mulheres analisando a política de responsabilidade social para equidade de gêneros em três empresas: Renault Brasil, Coca-Cola e Fundação Real Grandeza.

11. Victor Nathan Arantes Cesarino: analisou como a TI (tecnologia da informação) pode ajudar as pequenas empresas na gestão e na produtividade.

12. Vitória Martins Cavalcanti Zanin: desenvolveu um estudo sobre o marco regulatório das organizações da sociedade civil (Lei 13019/2014)

CAMPANHA