UNIDADE EM FOCO - UEMG Escola de Design| Diálogos com a sociedade

18/08/2017

As portas da Escola de Design (ED) da UEMG estão sempre abertas à comunidade, mas dois projetos se alternam, semanalmente, para ofertar um convite especial ao público. São eles o ‘CineClube’ e o ‘Roda de Conversa’, que trazem para a Unidade Acadêmica não só novas pessoas, mas debates que colaboram para diversidade de ideias na ED.

No caso do Roda de Conversa, as marcas do projeto na Escola estão evidentes em seu próprio espaço. Quem passa ao lado da cantina, no segundo andar da Unidade, encontra a marca da iniciativa estampada no chão do vão livre em que fica a área de convivência. Ao redor do símbolo é organizada uma roda de cadeiras, durante a realização do evento, para que possa fluir com maior naturalidade o bate-papo entre o público e o convidado da edição. Como no último dia 09, quando o Roda trouxe o artista e mestre em Música Gustavo Marques para conversar sobre o tema ‘Ocupação do espaço público pela juventude hip-hop de Belo Horizonte’.

O debate foi mediado pelo professor da ED Walesson Gomes da Silva, que dá aulas também na UEMG Unidade Ibirité. Ele conta que a ideia da ação é convidar não só intelectuais, mas chamar pessoas da comunidade e populares que desenvolvam algum trabalho interessante, a fim de aproximá-los da Unidade: “Até por se tratar de uma iniciativa de Extensão, queremos é integrar essas pessoas à UEMG e também levar a Universidade para fora do quadrado dela”.

Organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (Nudec) da Escola de Design, que tem o professor Walesson como um de seus coordenadores, o Roda de Conversa já proporcionou discussões em torno de temáticas como sistema prisional, identidade de gênero e cultura afro-brasileira. Além de chamar atenção para esses temas que ainda seriam marginais na pauta da sociedade, Walesson acrescenta que o projeto dialoga com a perspectiva da Educação Decolonial, que procura dar mais voz aos teóricos do Hemisfério Sul: “A gente trabalha com autores da Argentina, da Colômbia, da África, que não são tão falados porque, nesse mundo excludente em que vivemos, muitas vezes se considera que dificilmente algum conteúdo de qualidade pode vir desses países... A ideia é fortalecer o campo intelectual que temos no hemisfério sul”.

Ver e pensar
Desdobramento do antigo Cine ED, o Cineclube da Escola de Design foi retomado nesta última quarta-feira (16/08), com a exibição do documentário francês ‘Amanhã’, que reúne iniciativas de pessoas comuns que estão desenvolvendo ações e dispositivos para tornar o mundo um lugar melhor, em meio à crise ambiental contemporânea.

O projeto é realizado pelo Centro de Extensão (Cenex) da Escola, desde março deste ano, também com o objetivo de se constituir como um espaço de troca de ideias a exemplo do Roda de Conversa. Além da exibição de filmes no auditório da Unidade, normalmente das 17 às 19h, cada edição traz algum convidado para falar sobre a mostra do dia.

Para o professor Yuri Silveira, responsável pelo Cineclube e coordenador do Cenex ED, a atividade representa para estudantes, docentes e público externo um útil recurso, em meio à correria do dia a dia, para pautar temas diversos das disciplinas tradicionais da Escola. “Assim como o Roda, o Cineclube procura trazer temáticas transversais, que se refletem no cotidiano de nossa comunidade interna e externa. Alguns temas podem sim coincidir com as discussões correntes no sistema padrão de ensino, com claras referências às áreas específicas de conhecimento aqui da Unidade, mas via de regra trabalhamos com assuntos que esbarram em temáticas como ética, sustentabilidade e outras questões mais gerais”.

Filme de Jean-Luc Godard foi uma das obras já exibidas no Cineclube

Programação
Tanto o Cineclube como o Roda de Conversa farão parte da próxima Semana UEMG, respectivamente nos próximos dias 23 e 24/08. As edições excepcionais serão realizadas fora da Escola de Design, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, localizado no bairro Itapoã, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. No caso do Cineclube, o conteúdo trabalhado terá como base produções da mostra Tela em Trânsito, com peças que abordam temas específicos da cultura mineira, seu folclore, bem como a fauna e a flora brasileira. A curadoria será do professor de Artes Visuais Nélio Costa. Já o Roda, das 18 às 19h, será sobre ‘História e Cultura Afro-Brasileira: O Yoté (jogo de inspiração africana) e os contos de histórias quilombolas’, com os convidados Dr. Antônio Carlos Figueiredo (UEMG/Ibirité) e o mestre Wellington Carmo Faria (SMED/BH).

Confira a sequência da agenda já confirmada para os projetos:

Cineclube

. 30/08
Acervo da Mostra Pajé de Filmes Indígenas
Curador e palestrante, professor Charles Bicalho

. 13/09
Coletânea 15 anos MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação
Curador e palestrante, professor Leonardo Dutra

Roda de Conversa

. 06/09
Arte e Cidade
Entrevista com a curadora do Sesc Palladium, Sara Carvalho Coutinho

. 20/09
Educação e Arte no Museu de Vespasiano
Convidadas: Bete Viana (vice-prefeita Vespasiano) e Mônica Regina Cruz (Sec. Municipal de Cult. Vespasiano)

. 04/10
Educação em BH / Escola sem Partido
Convidado: Gilson Reis (vereador BH)

Em breve, o Cineclube e o Roda de Conversa poderão ser conferidos também por meio do Canal Universitário de Belo Horizonte. A filmagem desses projetos de Extensão da Escola de Design foi aprovada, em maio último, por meio do Edital PAEX 03/2017 de seleção de projetos audiovisuais para a TV UEMG. Com coordenação da professora Juliana Hollerbach, os programas estão em produção e devem ser concluídos até o final do ano.

Mais informações:
Cineclube | 3439-6514 e nudec.design@uemg.br