UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

I Ciclo de Conferências sobre Métodos e Processos de Criação: Articulações entre a Arte, o Design e a Moda

12/09/2017

matéria da UEMG Escola de Design
foto Luiz Gustavo Rocha

O I Ciclo de Conferências sobre Métodos e Processos de Criação: Articulações entre a Arte, o Design e a Moda, organizado pela professora-pesquisadora Angélica Adverse, foi realizado na segunda-feira 03/09, no museu de Artes e Ofícios. Os conferencistas trataram questões referentes à construção ética e criativa de novos métodos para transfigurar a relação entre o sujeito e os objetos.     

Como o Design Thinking contribui para desconstruir a pasteurização universalizante da cadeia produtiva dos varejistas globais.
De acordo com o pesquisador Namkyu Chu, torna-se urgente pensar o papel social do designer em nossa cultura contemporânea. Seu trabalho inicia-se por meio de uma pesquisa qualitativa no contexto de Helsinque a partir do qual ele estuda o sistema de ensino em design e o processo de criação dos designers em meio à cadeia produtiva. Além disso, sua pesquisa observa como os eventos das Semanas de Moda também contribuem para repensar a experiência de consumo e criação em design de moda. Namkyu Chu apresenta a tese de que cabe aos profissionais do Design de moda a tarefa de atribuir um novo sentido à sua atuação profissional. Assim, caberia também às Escolas de Moda o desafio de colocarem em pauta novas possibilidades para o exercício das suas atividades que pudessem ultrapassar o estilo ou a produção de objetos. A recuperação do papel social do designer de moda estaria intimamente ligada à recriação de um lugar ou de um território que pudesse contribuir para afirmar as identidades locais para o enriquecimento de novas experiências culturais.

O espaço do jogo e a reconstrução dos significados dos vestuários pelos seus usuários
A partir do método de sondagem cultural, a designer e pesquisadora Julia Valle (doutoranda da Aalto University – Finlândia), observa os agenciamentos que ocorrem entre o sujeito e suas vestes. A designer parte de uma delicada pesquisa etnográfica intitulada “Intervenções de Guarda-Roupa” a partir da qual propõe uma leitura da relação do sujeito e do têxtil. Levando a diante o lúdico jogo estabelecido pelo usuário das peças do vestuário, sua pesquisa inicia a sua investigação sobre corpo-matéria. Dessa forma, sua pesquisa observa os processos de conservação, as relações de intimidade e afeto que se estruturam no uso cotidiano das roupas. E, ainda, as dicotomias que se instauram através do sentido da efemeridade da moda e da perenidade dos objetos do vestuário no tempo. Analisando o quão potente pode ser a dimensão de sobrevida dessas peças quando adentram o território da co-criação em design.

A complexidade da criação em design de joias na contemporaneidade
Nesse contexto o professor-pesquisador da Escola de Design (UEMG) Adriano Mol, doutor em Engenharia de Materiais pela REDEMAT, apresentou os paradoxos dos processos de produção que tentam resolver as querelas entre os desafios da exploração dos recursos minerais e a sustentabilidade. Como os demais palestrantes, sua fala suscita a responsabilidade criativa do designer frente ao espaço social. Dessa maneira, a sua pesquisa retoma o processo de valorização dos produtos e as disposições e saberes construídos na experiência entre o usuário e as joias.

O processo de criação em arte, repensando o lugar do artista na sociedade
A partir da experiência de deslocamento propiciada pelas residências artísticas, a artista-pesquisadora Isabela Prado, mestre em Artes Visuais pela Indiana University e professora da Escola de Design (UEMG), apresentou questões que circundam o sentido de projeto e método nas artes visuais. Em 2009, a artista realizou um trabalho na Palestina e foi por meio dessa vivência fronteiriça como artista e estrangeira que pode repensar a relação entre o olhar e o agir. Em sua pesquisa, repensa a relação entre o sujeito e os objetos compreendendo-os como parte de uma “paisagem social”. Ou, noutras palavras, pelo modo como se pode compreender as significações culturais atribuídas aos objetos e aos espaços. A leitura do conflito político e de suas tensões advém exatamente das formas de uso das caixas d’água pelos moradores do território palestino. Dessa relação cotidiana com água, se constroem os significados políticos e os conflitos culturais observados pela artista.

Da esquerda para direita: Adriano Mol, Angelica Adverse, Isabela Prado, Namkyu Chun,
Julia Valle e os professores Tatiana Azzi, Flavio Nascimento e Mara Guerra

ESCOLA DE DESIGN

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades