UNIDADE EM FOCO - UEMG Barbacena | Educação inclusiva na pauta de ações

26/09/2017

Com Pedagogia e Ciências Sociais - Licenciatura enquanto as ofertas de seu quadro de graduações, a UEMG Unidade Barbacena respira educação. E o compromisso com a difusão do conhecimento passa pela investigação das estratégias que possam garantir o bom ensino a todos os públicos. Perspectiva que pôde ser observada, na prática, durante a última Semana UEMG, por meio do projeto ‘(Re)pensando a inclusão escolar’.

A intervenção, realizada de 22 a 25 de agosto, consistiu em intervenção pedagógica visando a formação continuada dos professores do Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário; escola de Barbacena que atende a cerca de 250 crianças e jovens com alguma necessidade educacional específica (física, intelectual, visual e auditiva), do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental e EJA dos Anos Finais.

Foi realizada uma exposição interativa de jogos e brincadeiras – jogo da velha, da memória, tabuleiro, entre outros – voltados à inclusão escolar das crianças atendidas pela educação especial, além de oficinas práticas com esses materiais, relata a professora Daniela Fantoni Alexandrino, coordenadora da iniciativa e do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unidade Barbacena.

“Buscamos fazer do ensino algo mais prazeroso e, portanto, mais interessante, proporcionando mais envolvimento e, consequentemente, mais chances de ocorrer a aprendizagem”, explica ela, que realizou o projeto ao lado das também professoras da Unidade Barbacena, Adriana Cláudia Drumond, Cíntia Lúcia de Lima e Beatriz Santos Luna, além de bolsistas do Pibid, de pesquisa e de extensão.

A aplicação dos recursos lúdicos foi feita a partir do levantamento das dificuldades de cada aluno: “Essas demandas são baseadas nas capacidades cognitivas e metacognitivas, motoras e psicomotoras, interpessoais e afetivas, e capacidades de comunicação. Apuramos também os conhecimentos quanto aos conteúdos de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ciências e Artes. Diante dos resultados, traçamos as estratégias educacionais, que são individualizadas e de acordo com as possibilidades de cada aluno”, detalha Daniela.

Arcabouço legal
Dentre a legislação citada pela professora Daniela, estão: as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; o Decreto 5296 de 2004, que estabelece normas e critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; a Lei 5626 de 2005, que dispõe sobre a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; o Decreto 6571 de 2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado; a Lei 12764 de 2012, que institui a Política Nacional dos Direitos de Pessoas Autistas; a Lei 13146 de 2015, que dispõe sobre a inclusão da pessoa com deficiência.
Segundo a professora, apesar da instituição de leis e políticas específicas nos últimos anos (ver box), a educação inclusiva ainda é um desafio em razão das precariedades na infraestrutura escolar e na preparação dos agentes das instituições de ensino, de modo geral: “Por isso atuamos com essa modalidade em nossos projetos, pois buscamos auxiliar nesse processo em nossa cidade, para que a inclusão efetivamente ocorra”. E complementa: “Para atuar com e na educação inclusiva é preciso que se mude as práticas pedagógicas, mas também as atitudes e valores sociais com que se olha para a diversidade. Falamos em encarar o diferente como uma possibilidade e não uma limitação”.

Atuação contínua
Iniciativas como a realizada no Centro Maria do Rosário já são praticadas pela UEMG Unidade Barbacena durante todo o período letivo em outras quatro instituições da cidade: Escola Municipal Oswaldo Fortini, E. M. Felipe Sad, E. M. Padre Sinfrônio de Castro e E. M. Alberto Correa. Criadas em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, as ações se dão através de atendimentos com jogos e brincadeiras, e atividades próprias para as questões de cada criança: alfabetização, conhecimento matemático, conhecimento geográfico, desenvolvimento motor, etc.

Para mais informações: (32) 3052-3100 e 3362-7385 ou 7431.

BARBACENA