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NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
A UEMG comunica a abertura do processo de inscrição para participação no 13º Seminário de Pesquisa e Extensão.
Buscando a consolidação e divulgação das atividades de pesquisa e extensão das unidades acadêmicas da UEMG, bem como o intercâmbio de experiências entre estas unidades e outras instituições que atuam no ensino superior, será realizado o 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO.
1 EVENTO

1.1 LOCAL E DATA

• Belo Horizonte.
• 16 a 18 de novembro de 2011.
2 REGULAMENTO GERAL

• Todos os bolsistas da UEMG (conforme descrito no item 4.1.2) deverão, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos na modalidade comunicação oral. Atenção: as apresentações são individuais e não por projeto.

• As inscrições e o encaminhamento dos trabalhos serão realizadas através do endereço eletrônico http://www.uemg.br/seminarios;

• As apresentações de trabalho no Seminário serão de acordo com as seguintes modalidades: oral, pôster e mesas coordenadas, sendo respeitadas as normas de cada uma;

• o resumo de uma mesma pesquisa ou projeto em desenvolvimento ou já desenvolvido não poderá ser apresentado mais de uma vez na mesma modalidade;

• os docentes interessados em participar deverão se inscrever nas mesas coordenadas. As propostas serão avaliadas por uma Comissão Científica;

• será emitido certificado para ouvinte (docente, estudante), desde que comprovada a participação em 75% das atividades do Seminário.
3 DAS INSCRIÇÕES

• O período de inscrição para o 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO é de 20/07/2011 a 15/08/2011;

• os bolsistas e candidatos à participação como apresentadores deverão se inscrever e inserir o resumo no endereço eletrônico do evento;

• o valor da inscrição para participação no evento é de R$20,00 (vinte reais);

• em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.
4 FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

4.1 COMUNICAÇÃO ORAL

4.1.1 Aberta a estudantes da UEMG e de outras IES.

4.1.2 Para os estudantes contemplados com bolsas de pesquisa ou extensão nos editais abaixo, a participação na modalidade oral é obrigatória, conforme item 2 – Regulamento Geral, destas Normas:

• Edital 02/2010 – PIBIC/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2010 a julho/2011 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 03/2010 – PIBIC-Jr/UEMG/CNPq/FAPEMIG – vigência de agosto/2010 a julho/2011 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 04/2010 – PIBIC/UEMG/CNPq Ações Afirmativas – vigência de agosto/2010 a julho/2011 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 05/2010 – PIBITI/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2010 a julho/2011 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 06/2010 – PIBIC/UEMG/FAPEMIG – vigência de março/2011 a fevereiro/2012 (apresentação dos resultados parciais);

• Edital 01/2011 – PIBIC/UEMG/ESTADO – vigência de abril/2011 a março/2012 (apresentação dos resultados parciais);

• Edital 01/2011 – PAEX/UEMG/ESTADO – vigência de abril/2011 a dezembro/2011 (apresentação dos resultados parciais);

4.2 PÔSTER

Os bolsistas que se enquadram na situação descrita no item 4.1.2 não poderão apresentar seus trabalhos nessa modalidade.

A apresentação no formato pôster é aberta a bolsistas da UEMG inscritos em outros editais que não os citados no item 4.1.2, a ex-bolsistas e não-bolsistas da UEMG e a estudantes de outras IES.

4.3 MESAS COORDENADAS

Os docentes apresentarão para seus pares as pesquisas ou projetos já desenvolvidos e/ou em desenvolvimento.

Cada mesa coordenada poderá ter no máximo 03 (três) docentes participantes. A apresentação terá duração de 20 (vinte) minutos. Ao final de cada mesa coordenada haverá 30 (trinta) minutos para debate.

4.4 OUVINTE

Participação aberta para toda a comunidade. Será emitido certificado para todos os ouvintes inscritos, desde que comprovada a participação em 75% das atividades do Seminário.
5 NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE RESUMO (Trabalhos de Pesquisa e Extensão)

5.1 INFORMAÇÕES GERAIS

• Recomenda-se que todos os autores, sobretudo os docentes orientadores, tenham conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e da submissão para o evento.

• A submissão dos resumos somente se dará mediante a inscrição de seus apresentadores e pagamento da taxa.

• O resumo deverá ser submetido uma única vez pelo apresentador. Caso seja submetido em duplicidade, a segunda inscrição será bloqueada.

• No caso dos bolsistas participantes dos Programas Institucionais de Bolsas de Extensão e Pesquisa da UEMG (PAEX e PAPQ / CNPq / FAPEMIG), será de inteira responsabilidade do orientador (coordenador do projeto) o conteúdo encaminhado. Portanto, torna-se imprescindível que o professor orientador acompanhe criteriosamente a elaboração do resumo. Os resumos serão avaliados por uma Comissão Científica podendo ser devolvidos para correção.

• Trabalhos não contemplados com bolsas nos Programas Institucionais de Bolsas de Extensão e Pesquisa da UEMG (PAEX e PAPQ / CNPq / FAPEMIG) serão analisados pela Comissão Avaliadora, podendo ser deferidos ou não. Os trabalhos indeferidos NÃO serão devolvidos aos autores para revisão, ficando dessa forma impossibilitados de serem apresentados. NÃO haverá devolução da taxa de inscrição.

• O resumo não poderá conter imagens (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Esquemas químicos podem ser escritos por extenso. Se forem necessárias fórmulas matemáticas, deverão ser feitas em Word.

5.2 NÃO SERÁ ACEITO:

• resumo de trabalho já publicado em anais de Seminários da UEMG;

• simples descrição de projeto ou intenção de trabalho;

• resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação.

6 ESTRUTURA DO RESUMO DE TRABALHOS DE PESQUISA

• CARACTERES: mínimo de 1.200 (mil e duzentos) e máximo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço.

• TÍITULO DO TRABALHO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos ou termos obrigatórios).

• AUTORES: cadastre apenas o nome dos autores neste campo (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Respeite a seguinte sequência: bolsistas, voluntários, docentes, orientador (único em negrito). Digite os nomes por extenso.

• INTRODUÇÃO: visão geral sobre a investigação com definição do objeto do trabalho, indicando a relevância da pesquisa.

• METODOLOGIA: como o trabalho foi realizado (método; procedimentos/ estratégias; a fonte dos dados coletados; equipamentos/ambiente; etc).

• CONSIDERAÇÕES PARCIAS OU FINAIS

• PALAVRAS-CHAVE: informar 03 (três) palavras-chave.

7 ESTRUTURA DO RESUMO DE TRABALHOS DE EXTENSÃO

• CARACTERES: mínimo de 1.200 (mil e duzentos) e máximo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço.

• TÍITULO DO TRABALHO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos ou termos obrigatórios).

• AUTORES: cadastre apenas o nome dos autores neste campo (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Respeite a seguinte sequência: bolsistas, voluntários, docentes, orientador (único em negrito). Digite os nomes por extenso.

• OBJETIVOS: indica o que se quer alcançar com a comunicação do trabalho.

• LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AÇÕES

• METODOLOGIA: indica como o projeto foi desenvolvido.

• FORMA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE INTERNA E/OU EXTERNA

• REFERENCIAIS TEÓRICOS

• CONSIDERAÇÕES PARCIAS OU FINAIS

• AVALIAÇÃO DA AÇÃO: indica a avaliação dos resultados obtidos, levando-se em conta os seguintes indicadores:
  º indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa;
  º perspectiva interdisciplinar;
  º impacto na formação do estudante;
  º impacto pela ação social transformadora;
  º relação bilateral entre universidade e comunidade alvo;
  º contribuição para as políticas públicas e o desenvolvimento regional;
  º geração de produtos ou resultados de qualidade.
8 NORMAS PARA FORMATAÇÃO – PÔSTERES (Trabalhos de Pesquisa e Extensão)

• O tamanho do pôster deverá ser de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).

• Fonte: Times New Roman.

• Tamanhos:
  º de no mínimo 48 e no máximo 54 para o título (caixa alta);
  º no mínimo 18 e de no máximo 22 para autores, instituições, endereços, literatura citada e notas de rodapé;
  º de no mínimo 28 e no máximo 34 para o texto do pôster.

• Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores.

• O logotipo da Instituição vinculada com a geração do trabalho deve ficar no canto superior-esquerdo do pôster.

• A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo.

• Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento.

• O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos submetidos ao evento.

• No pôster, deve constar: título, nomes dos autores, departamento e instituição dos autores, cidade/estado e agência de fomento (se houver).

• Preparar o pôster com volume de texto, figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas de forma adequada ao melhor entendimento dos resultados.

• Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

• O arranjo e estética do pôster são livres e de responsabilidade dos autores.
9 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

9.1 COMUNICAÇÃO ORAL

• O apresentador terá 10 (dez) minutos para exposição de seus trabalhos e de 5 (cinco) minutos para interlocução com o(a) avaliador(a).

• Todas as salas de apresentação estarão equipadas com data show. Outros recursos deverão ser providenciados pelo apresentador.

• Não será permitida a apresentação de trabalhos em duplicidade, mesmo que tenham títulos diferenciados.

9.2 PÔSTERES

• A relação das sessões e dos dias de apresentação dos trabalhos será disponibilizada, inicialmente, no página eletrônica da UEMG e na Programação do evento.

• Os pôsteres deverão ser afixados nos locais determinados pela Comissão Organizadora do Evento durante a manhã do dia 17/11/2010, a partir das 9:00 horas e deverão permanecer em exposição até o término do evento.

• Será obrigatória, sujeito a não receber o certificado, a permanência de pelo menos um dos autores do trabalho junto ao pôster, durante toda a sessão de apresentação, para esclarecimentos aos interessados.

• A Comissão Organizadora do Evento não se responsabilizará pela colocação, retirada e/ou guarda dos pôsteres.

• Os trabalhos terão apresentação única nos dias determinados, sem a possibilidade de transferência de datas ou sessão.

• A elaboração do pôster e o material para sua fixação serão de responsabilidade dos autores e, só poderão ser retirados ao término do evento.

• Não será permitida a apresentação:
  º por terceiros (não-autores e não-inscritos);
  º com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos eletrônicos;
  º de pôsteres fora das normas propostas de tamanho e legibilidade.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Evento / UEMG.

Belo Horizonte, 20 de julho de 2011.

 

 

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