Seminário de Pesquisa e Extensão

Trabalhos
Resumos

História

O Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado anualmente desde 1996, ocorreu primeiramente no Campus de Belo Horizonte e, a partir daí passou a ser realizado a cada ano em uma Unidade ou Fundação Associada à UEMG.

Em 2011, a partir da proposta de reconfiguração do Seminário, de modo a aprimorar sua concepção acadêmica e ampliar a interlocução entre as Unidades da UEMG e também com outras instituições de ensino, passou a ser realizado em Belo Horizonte.

Como resultado de avaliações realizadas desde dezembro de 2011, as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-graduação - PROPPG e de Extensão - PROEX iniciaram, em 2012 alterações significativas no Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, proporcionando o envolvimento de maior número de docentes e alunos, transformando o Seminário em um evento que realmente mostre a Pesquisa e a Extensão desenvolvidas, não só pelos alunos de graduação e pós-graduação, mas também pelos professores da Instituição.

Em 2012 foi adotada a iniciativa de constituir um Comitê Acadêmico de Organização do Seminário – CAOS que, em função do seu sucesso, passou a ser de atividade contínua e recomposto a cada ano.

Esse comitê trabalha em íntima cooperação com a equipe técnica das Pró-Reitorias, e faz todos os contatos necessários com a comunidade acadêmica, no que diz respeito ao conteúdo acadêmico do Seminário. Essas alterações continuarão ocorrendo, possibilitando maiores espaços para interação entre pesquisadores, ocasião de aprendizagem e de formação, envolvendo maior número de palestras, mesas redondas, sessões de comunicação coordenada, exposição de pôsteres, oficinas e minicursos.

O 18ª Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG foi realizado entre 25 e 27 novembro de 2015, na Unidade de Carangola, na tentativa de resgatar o caráter itinerante do evento bem como a participação mais efetiva das unidades do interior. O crescimento identificado – foram mais de 1000 inscritos e 774 trabalhos apresentados, gerou a necessidade de se experimentar outros formatos nos quais fossem mantidos os benefícios acadêmicos e preservadas as questões logísticas e físicas do evento.

Em 2016, decidiu-se por uma solução que implica na realização simultânea do Seminário em quatro regionais agrupadas em função principalmente de sua localização geográfica. Dessa forma pretende-se a descentralização do Seminário, mantendo-se, no entanto, as principais características de sua configuração e consolidando-o como o maior evento acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Barra
UEMG Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471