Docente do Curso de Nutrição da UEMG Passos participa de Congresso Internacional

20/10/2017

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

Docente do Curso de Nutrição da UEMG Passos, Professora Maria Olímpia Ribeiro do Vale Almada, participou do Congresso Internacional : “VII Congreso Iberoamericano de Nutrición”, no mês de outubro de 2017, na cidade de Cuzco, no Peru.

A professora Maria Olímpia destacou que a universidade obteve três trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Nutrição que foram aceitos no VII Congreso Iberoamericano de Nutrición, os trabalhos são:

- "Avaliação e intervenção nutricional em pre escolares: resultados preliminares" - Autor(es): Vanessa Silvério de Siqueira; Maria Olímpia Ribeiro do Vale Almada.

- "Avaliação da ingestão dietética de vitamina A em gestantes"- Autor(es): Aline Raniero, Leticia Silva Oliveira, Vivian Freitas Silva Braga Silveira, Geilton Xavier de Matos e Maria Olímpia Ribeiro do Vale Almada.

- "Avaliação de resto-ingesta e sobre-limpa em uma unidades de alimentação  e nutrição do grupo de apoio a pacientes oncológicos no interior do  Estado de Minas Gerais" Autor(es): Jéssica Sabrina da Silva, Dayane da Silva Peres e Maria Olímpia Ribeiro do Vale Almada.

A docente complementa reafirmando a importância do profissional de Nutrição participar continuamente dos eventos da área e realizar uma reciclagem profissional, ou seja, atualização profissional.

Segundo a professora, “a atualização constante é apresentada como um diferencial competitivo para os profissionais que estão no mercado, principalmente profissionais da área da saúde incluindo os nutricionistas. Não são apenas os conhecimentos acadêmicos que garantem ao profissional o seu sucesso, mas o aprendizado permanente, principalmente nos dias atuais onde há grande velocidade de informações”.

Com o grande avanço da ciência, fruto de pesquisas e estudos, é impossível manter-se estático na profissão. A cada minuto novas descobertas acontecem, algumas geram discussões e polêmicas, principalmente na área da nutrição, já outras chegam como soluções com novos tipos de tratamentos e existem também as descobertas que nos permite criar uma nova visão das atividades em nosso trabalho. Vale ressaltar que novas descobertas científicas, devem servir para abrir a mente e ampliar o conhecimento do profissional de nutrição e não para fechá-la, afirma a Docente.

De acordo com o estudante do 2º período do Curso de Nutrição da UEMG, Gabriel Bossolani da Guarda, “buscar novos caminhos e conhecimentos pode levar ao encontro de grandes oportunidades profissionais e diversas recompensas para sua carreira. No Brasil, os programas de saúde pública tem se direcionado cada vez mais a prevenção/ promoção de saúde, haja vista os PSFs e os NASFs. O profissional de nutrição deve buscar atualização constante para que possa integrar equipes multiprofissionais, onde o saber coletivo é predominante”.

Para complementar, a professora comenta: “apesar de sermos oriundos de um século marcado por inovações e tecnologias, temos uma parcela de profissionais que não saem do casulo para buscar novos conhecimentos. Acomodam-se em sua vida cotidiana e acreditam que está tudo bem. A atualização profissional é fundamental. Por isso, é necessário participar de cursos, mesmo que de curta duração, frequentar congressos e feiras na sua área de atuação. Além de trazer conhecimento, tudo isso consiste em ótima oportunidade de se fazer novos contatos e manter a rede profissional atualizada.

Segundo a Coordenadora do Curso de Nutrição, Vivian Freitas Silva Braga Silveira, ressalta que a universidade incentiva o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, os quais possibilitam a atualização do corpo docente e a inserção do aluno no universo da pesquisa.

PASSOS