Em 1944, Guignard chega a Belo Horizonte trazido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek para dirigir a Escola de Belas Artes. Em seu livro “Memória Histórica da Escola Guignard”, Antônio Moura , afirma que foram muitas as dificuldades para implantação de uma escola modernista, mas Alberto da Veiga Guignard possuía grande liberalismo didático com extraordinários conhecimentos artísticos, que por si só bastavam para preencher um vazio infra-estrutural no então chamado campo das belas artes.
Esse liberalismo didático proporcionou à sociedade belorizontina um salto cultural histórico, possibilitando-lhe grande evolução nas concepções estéticas. Os cursos de arte administrados pela escola, neste momento histórico, significavam um movimento cultural e uma nova concepção artística dentro dos padrões estéticos daquela época. Guignard preocupava-se com as qualidades artísticas de seus alunos, proporcionando-lhes a projeção humana que revelava um novo olhar sobre suas potencialidades e descobertas individuais. Como grande educador, formou artistas que repassam sua filosofia de ensino até os dias atuais.
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