UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Com música, Semana UEMG movimenta o Parque Municipal

07/06/2013



Acostumadas ao som de carros, ônibus, passos indo e vindo e meias-conversas, as pessoas que circularam pelo Parque Municipal de Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 6, se surpreenderam com a mistura de ritmos e sons das apresentações da 3ª Semana UEMG.

Bem antes da entrada do Parque Municipal, era possível perceber a animação da Companhia de Danças Folclóricas Saruê da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) que, por meio de parceria entre as pró-reitorias de extensão da Universidade com a UEMG,  compuseram a programação da Semana.

O grupo existe desde 2003 e tem como característica levar a música folclórica regional e nacional pelos quatro cantos do país. Mas suas apresentações não acontecem apenas no Brasil. O Saruê já se apresentou em outros países.

No segundo semestre, a chance da dança acontecer mais uma vez em terras estrangeiras é grande, contou Paulo Roberto Sales, professor coordenador do projeto: “Estamos montando nossa programação. Recebemos convites para dançar na Itália, na Turquia e no Peru. É uma honra, um sentimento de fazer a coisa certa”.

A Parceria entre UEMG e UNIMONTES
O estado de Minas Gerais tem muitas universidades públicas. A maioria é federal e as duas estaduais que existem tinham uma relação, até então, um tanto distantes. “A gestão do Dijon, na UEMG e do João Reis Canela, na UNIMONTES, possibilitou essa aproximação. As universidades se configuraram de uma forma distantes, mas é esse o momento para melhorar a relação e caminhar juntos”, falou Vania Costa, Pró-reitora de extensão da UEMG.

Vania também lembrou a importância de eventos como a semana UEMG:  “Quando um estudante ingressa no ensino superior, o aprendizado acadêmico é aquilo de mais clássico, de mais esperado. É o ensino. Mas a pesquisa, a educação e principalmente o envolvimento com a comunidade são fundamentais para a formação”.

Jussara Maria Carvalho, Pró-reitora adjunta de extensão da UNIMONTES concorda que as universidades têm de caminhar juntas: “É uma das primeiras vezes que vejo UEMG e UNIMONTES juntas. Isso tem de acontecer sempre. A extensão pode e deve ajudar nisso, afinal, a troca de experiências é positiva para os dois lados. Pra mim e para os meninos do grupo, é uma honra estar hoje em Belo Horizonte para participar de Semana UEMG”, analisou a pró-reitora.

Carimbó, público e rock: todos os saberes juntos
O grupo de danças existe há mais de 10 anos e é formado por alunos, funcionários e ex-alunos da UNIMONTES. Durante a apresentação, ganhou novos integrantes: “As danças tradicionais que apresentamos são catira, calango e catopé. Tem também o carimbó, o ciriá e o boi de Parintins. Queremos todo o público junto, porque a participação deles só engrandece o espetáculo” falou George Felipe, estudante da UNIMONTES e dançarino do Saruê.

Durante a apresentação do carimbó, música típica do Pará, algumas pessoas da plateia foram convidadas a subirem ao palco. “No carimbó, a mulher deixa um lenço no chão e o homem tem que conseguir pegar sem relar mãos ou joelhos”, explicou Paulo Roberto, antes de deixar as artistas descerem do palco para escolherem seus parceiros.

A participação masculina para conseguir pegar o lenço não deu resultado, então as mulheres que assistiam ao espetáculo foram convidadas a participar também. Aline Fernandes, aluna de Engenharia Ambiental da UEMG, em João Monlevade, entrou na brincadeira: “Eu conhecia algumas danças e eles representaram muito bem. Mas na hora que me chamaram pra dançar o carimbó, foi muito difícil. Sem falar na vergonha de estar ali em cima”.

A animação foi geral, no momento em que a jornalista Daniella Moreira, integrante da equipe da Agência Inova, da UEMG Frutal, conseguiu pegar o lenço com a boca sem colocar as mãos e os joelhos.

Antes da performance do Saruê, o aluno da Escola de Música da UEMG, Ivan Fonseca comprovou a importância da parceria entre as universidades e apresentou o seu trabalho de rock instrumental: “Foi muito massa estar aqui hoje e tocar antes do congado. Eu lancei um CD no passado que fala sobre os escravos. Tenho uma admiração muito grande por tudo isso que o Saruê apresenta. Se pudesse, até tocava junto” falou o estudante.

As apresentações aconteceram por mais de três horas e o público aumentou com o passar do tempo. No final da noite, com as cadeiras lotadas e algumas pessoas em pé, a mistura do rock e a música folclórica, a integração entre as universidades e o público, confirmaram a proposta da Semana em colocar a UEMG em movimento através do diálogo entre saberes.

Rafael Del Giudice
Agência Inova – UEMG Frutal

SEMANA UEMG

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades