Sérgio Pererê se apresenta em evento de lançamento do edital da 4ª Semana UEMG

11/06/2015

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

O cantor, compositor e multi-instrumentista Sérgio Pererê foi a atração do evento de lançamento do Edital da 4ª Semana UEMG, realizado neste dia 10 de junho, no Teatro Municipal de Ibirité. Acompanhado dos músicos Daniel Guedes, Richard Neves e Rafael Elói, Pererê apresentou músicas de seu mais recente disco, “Serafim”, e antigos sucessos, como “Estrela natal”, “Aroeira” e “Velhos de coroa”.

Mineiro de Belo Horizonte, Sérgio Pererê define seu trabalho como uma mistura de MPB com base na cultura africana e com influência do jazz, do blues e do soul, além de manifestações populares como o moçambique e a marujada. Durante 15 anos, foi integrante do Tambolelê, grupo que desenvolveu trabalhos na área social na capital mineira e excursionou por diversos países, entre os quais México, Estados Unidos e Espanha. Trabalhou ao lado de artistas como João Bosco, Titane, Chico César, Wagner Tiso e Milton Nascimento. Entre seus discos, destacam “Linha de estrelas” (2005) e “Labidumba” (2008). Em maio, Pererê fez uma turnê por Moçambique, na África. Em julho, ele se apresentará no Canadá.

A Semana UEMG
Criada em 2011, a Semana UEMG é um evento anual de natureza extensionista e que busca explorar e divulgar a diversidade da Universidade e a integração com a comunidade de uma instituição comprometida com a formação acadêmica de seus estudantes e com as regiões nas quais está inserida.

A realização do evento é de responsabilidade da UEMG, com coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, junto com os coordenadores de Extensão das unidades acadêmicas da UEMG, em coparticipação com as demais pró-reitorias, unidades acadêmicas, centros, núcleos, Assessoria de Comunicação e Informática e todos os seus órgãos complementares e outros órgãos vinculados.

Neste ano, a Semana UEMG, que ocorrerá entre os dias 11 e 19 de setembro, simultaneamente em todas as 17 cidades em que a UEMG está presente, terá como tema a “Diversidade e afrodescendência: interações, mediações e (re)conhecimento”.

Clique aqui para o Edital da 4ª Semana UEMG.

O evento
A abertura do evento foi feita pela pró-reitora de Extensão da UEMG, professora Vânia Costa, que destacou a importância do lançamento do edital da Semana UEMG: “Este momento é um marco da Semana UEMG porque este evento depende do seu período de construção. A semana não se faz simplesmente com a universidade abrindo suas portas e escolhendo as atividades que serão realizadas; ela depende do diálogo que a Universidade vai realizar com as cidades e a região nas quais está presente. É importante este lançamento porque ele significa o movimento que a UEMG está fazendo para iniciar este diálogo da Universidade com a comunidade, de modo a construir, em parceria, a programação da semana”.

Logo após, o vice-reitor da UEMG, professor José Eustáquio de Brito, falou a respeito do tema da semana. “É importante discutir o tema da diversidade e afrodescendência justamente no momento em que as Nações Unidas elegeram o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes, com o lema 'Reconhecimento, justiça e desenvolvimento'. Neste sentido, estamos realizando a semana numa conjuntura internacional”, ressaltou. “Quando falamos de afrodescendência, estamos falando em contar uma outra história para o país, em resgatar valores e em colocar em evidência a produção de uma grande parte da população brasileira que, muitas vezes, não é considerada quando fazemos referência à própria história do país. Quando olhamos para o interior da nossa Universidade, vemos que 70% dos nossos estudantes são oriundos da escola pública, com uma boa parte de afrodescendentes. Por isso, temos um compromisso muito grande de desenvolver ações que reconheçam a trajetória dos afrodescendentes na nossa Universidade”, completou.

Entre outros, também estavam presentes ao evento a diretora da UEMG Unidade Ibirité, professora Romilda Oliveira Alves, e a presidente da Fundação Helena Antipoff, Maria do Carmo Lara.

Participaram do evento estudantes, funcionários e professores da UEMG Unidade Ibirité, além da comunidade do município.

A apresentação contou com a parceria da Fundação Helena Antipoff e com o apoio da Prefeitura de Ibirité.

Assista o Show de Sérgio Pererê clicando aqui.

SEMANA UEMG