UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Profissionais ilustres finalizam com brilho Semana de Comunicação em Frutal

13/10/2015

Primeiro palestrante do encerramento, na última sexta-feira (dia 09), da II Semana de Comunicação Social da UEMG Unidade Frutal, o presidente da Bombril, Marcos Scaldelai, demonstrou simplicidade e bom humor ao compartilhar com o público sua trajetória acadêmica e profissional.

Natural de Catanduva (SP) e filho de professores da rede pública de ensino, aos 17 anos ele foi para a capital paulista para cursar Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tendo iniciado a experiência profissional, como estagiário, no segundo ano de faculdade, após se formar Scaldelai passou por várias corporações até receber o convite para a entrevista de emprego na Bombril, em 2010. Daquele episódio, ele guarda viva na memória a pergunta feita pelo empresário e então presidente da empresa, Ronaldo Sampaio Ferreira: “você é louco?”. Então com 32 anos, Scaldelai não titubeou: "Sei ser bem louco, depende da loucura".

Ele justifica ao público o porquê da resposta: “Todo mundo que tem uma veia empreendedora sabe que tem que ser ‘louco’. Quando você quer se diferenciar, quando você quer realmente pensar além do que os outros estão imaginando, você está pondo a cabeça na guilhotina e quem faz isso é louco. Mas, é um louco dentro das medidas importantes para os negócios”.


O "louco" Marcos Scaldelai

A resposta deve ter agradado, tanto que Scaldelai foi contratado como diretor de Marketing da Bombril e logo fez sua primeira loucura: afastar Carlos Moreno, o garoto propaganda da marca, e reposicionar a estratégia de marketing da empresa com a controversa e premiada campanha ‘Mulheres Evoluídas’. Deu certo e tal “loucura” foi um dos destaques que catapultou Scaldelai para o topo da Bombril.

Após passar pela diretoria de vendas, o executivo assumiu o cargo de presidente da empresa, em 2013, aos 36 anos. Embora considere o sucesso fruto de muito esforço, Scaldelai admite que teve momentos de sorte. Foi chamado para a entrevista na Bombril por aparecer em uma reportagem de revista lida pelo filho de Ronaldo Sampaio. “Mas garanto que na hora que você senta com a pessoa para conversar, não é a sorte que vai te levar para frente. Aí, é todo o seu esforço. Posso, com certeza, colocar que 99% do sucesso é esforço”.

Hoje, Scaldelai é quem faz as entrevistas para as contratações da Bombril e, segundo ele, o que mais gosta de perceber no candidato é se ele tem perfil hands on (mão na massa): “Gosto de quem não se apega a cargo, é preocupado com resultado, é humilde e generalista”. Para o presidente da Bombril, a chave para crescer na carreira é ser generalista: “É preciso, claro, ter uma formação técnica, uma especialização. Mas é importante estar sempre disponível e olhando para a empresa como um gestor de negócios”.

Mais experiência
Após a palestra do presidente da Bombril, foi a vez do redator da Agência J.Walter Thompson, Guilherme Nesti abordar o tema ‘O que eu tenho que saber para entrar em uma grande agência’. Com trabalhos reconhecidos em festivais como Cannes, Clio Awards, El Ojo, Fiap, CCSP, NY Festivals, El Sol e outros, o publicitário fez uma análise de grandes criações brasileiras e internacionais e deu dicas de como elaborar um portfólio para apresentação em uma agência.


O renomado publicitário Guilherme Nesti

Para o diretor da Unidade Frutal da UEMG, professor Allynson Fujita, a participação dos alunos na organização das semanas acadêmicas tem criado uma nova dinâmica aos eventos. “Isso aconteceu com os cursos de Direito e Administração e agora com Comunicação Social”, relembra ele, ao elogiar as conquistas dos universitários nesse sentido.

FRUTAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades