Conceição Evaristo participa de bate-papo com candidatos ao Vestibular 2016 da UEMG

06/11/2015

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Na noite da última quarta-feira (dia 4), vestibulandos, professores e interessados pela obra de Conceição Evaristo, participaram do 'Encontro com a autora', evento promovido pela UEMG no auditório da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 'Olhos d'água', livro da escritora publicado pela editora Pallas em 2014, foi um dos indicados para o Vestibular 2016 da Universidade.

O objetivo foi proporcionar um momento de conversa da autora com os candidatos ao Vestibular 2016, além de promover um encontro entre a academia e a comunidade.

Fotos: Isabella Marques

Estiveram presentes a pró-reitora de Ensino e o vice-reitor da UEMG, respectivamente, professora Renata Nunes Vasconcelos e professor José Eustáquio de Brito, além de Márlei Glória Fernandes, coordenadora-geral da Comissão Permanente do Processo Seletivo da UEMG (Copeps), setor responsável pela organização do Vestibular e, também, pelo evento.

Compôs a mesa, além da escritora, o professor Harrison Martins Saraiva, membro da Copeps e docente na Unidade de Ibirité. Na abertura, o professor fez uma breve leitura do currículo de Evaristo, que nasceu em Belo Horizonte, é mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A marca principal de suas obras são as questões referentes à discriminação racial, de gênero e de classe.

Logo após a abertura, foi passada a palavra para a escritora, que prendeu a atenção dos presentes ao relatar sua trajetória de trabalho e conquistas. Conceição Evaristo destacou as dificuldades que precisou enfrentar para chegar ao lugar onde hoje se encontra: “Não nasci rodeada de livros; eu nasci rodeada de palavras”. Com esta expressão, ela explicou que a escrita e os livros não apareceram em sua vida de maneira natural; foi necessário que ela buscasse cada um dos ensinamentos e vivências que hoje são expostos em suas obras. De acordo com a autora, as histórias das ruas e do dia a dia a inspiram a desenvolver sua ficção, sua “escrevivência”.

O livro 'Olhos d'água' foi apresentado à pró-reitora de Ensino da UEMG pelo vice-reitor da Universidade, que trabalha e estuda as questões étnico-raciais na instituição. De imediato, o livro foi sugerido à Copeps para o Vestibular. “Quando li o material, fiquei muito encantada, e, hoje, acho que a escolha foi fantástica. Na verdade, esta escolha que a Universidade vem fazendo há um tempo, de escolher um autor, mineiro, vivo, com quem a gente possa conversar como neste debate, é muito bacana”, explicou a pró-reitora. Momentos como este estreitam ainda mais a relação da Universidade com a comunidade. Pensando nesta relação, discute-se a possibilidade de que os próximos encontros, que neste ano chegaram à 3ª edição, aconteçam em outras Unidades da UEMG.

As questões étnico-raciais estão presentes na obra de Evaristo e marcaram grande parte da conversa com o público presente. “Estamos num momento importante para discutir tudo aquilo que envolve as questões étnico-raciais, não pelo campo do preconceito, e eu acho que é exatamente isso que ela vem dizer. Nós queremos discutir a cultura. Qual é a importância da cultura negra para sociedade brasileira? A contribuição dela, em que ela nos constitui enquanto pessoas que somos? E a literatura da Conceição é fantástica. Ela é muito bela naquilo que escreve, e eu acho que ela colabora, e muito [para a ampliação desta discussão]”, finalizou a pró-reitora.

Luiz Guilherme Miranda, candidato a uma vaga ao curso de Engenharia Ambiental na Unidade de João Monlevade, gostou muito do bate-papo com a autora: “Acho que, para nós, termos acesso a esse tipo de palestra, é muito importante para o nosso crescimento pessoal e para a nossa vontade de aprender”.

Ainda durante sua apresentação, a escritora disse que os livros são matérias mortas: “Quem dá vida ao livro são as pessoas que o leem. Então, 'Olhos d'água', a cada leitura, cresce pela intervenção da leitura de vocês. Agradeço pelo fato de o livro estar no Vestibular da UEMG, porque é um momento importante que dá visibilidade não só à minha escrita, mas à escrita dos afro-brasileiros e das mulheres negras. Porque, a partir deste texto, eu convido vocês a pesquisarem, a procurarem outros livros de autoria de escritoras e de escritores negros”.

Após o encontro, a autora recebeu os presentes para uma sessão de autógrafos. O evento foi registrado também em vídeo pela equipe da Assessoria de Comunicação e do Laboratório de TV da UEMG Unidade Divinópolis e, em breve, será disponibilizado no site da Universidade.

DIVINÓPOLIS