Palestras e ações solidárias marcam a volta às aulas na UEMG Passos

11/03/2016

Na última semana os estudantes da UEMG Unidade Passos participaram de atividades que abriram mais um semestre letivo - apenas o curso de Gestão Comercial receberá nova turma em agosto. Os ingressantes receberam as boas-vindas institucionais, inclusive com a visita em cada sala dos diretores da Unidade, e puderam conferir a exibição de um vídeo com orientações gerais sobre a infraestrutura da Universidade e a rotina acadêmica, bem como sobre a cidade de Passos e atrações turísticas do entorno.

Os calouros visitaram as instalações da biblioteca onde aprenderam a consultar o acervo e a utilizar mecanismos virtuais de acesso a conteúdos, e também realizaram visitas aos laboratórios específicos de cada curso.

Calouros de Medicina, primeira turma do curso na UEMG, verificaram de perto as instalações dos laboratórios de prática profisisonal

Os primeiros dias de aula também foram marcados pela integração entre calouros e veteranos. Em vários cursos, os ingressantes foram desafiados a realizar ações solidárias, como a arrecadação de alimentos para doação pelos calouros de Administração e Ciências Contábeis.

Em cursos do Núcleo de Ciências Biomédicas e da Saúde, os calouros participaram de uma disputa na qual o grupo vencedor foi o que coletou mais lixo em locais inadequados, como garrafas PET, vasilhames e sacos plásticos jogados nas vias públicas, que poderiam favorecer criadouros do Aedes Aegypti. Cada material coletado recebeu uma pontuação. Os vencedores foram os estudantes de Ciências Biológicas, que alcançaram 645 pontos, seguidos do curso de Nutrição, que atingiu 398 pontos. Os ganhadores receberam brindes do Departamento Municipal de Saúde Coletiva.

Entrega de brindes aos calouros que participaram do combate ao Aedes Aegypti

Já para os calouros de Agronomia, o Centro Acadêmico do curso organizou, em parceria com o CREA Júnior, a Semana AgroUemg: “A proposta foi fazer uma recepção diferente para os calouros, para já terem contato com as práticas da profissão e interagir com os veteranos”, explicou o presidente do C.A., João Luis de Souza Ferreira, que é estudante do 9º período de Agronomia. O coordenador do curso de Agronomia, Evandro Freire Lemos, elogiou a iniciativa dos alunos e ressaltou que as palestras, ministradas por docentes do curso, foram elaboradas num nível de compreensão que pudesse atender tanto aos calouros como aos veteranos.

Calouros e veteranos de Agronomia na semana de palestras organizada pelo Centro Acadêmico do curso

Os alunos novatos da Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), projeto de extensão voltado a pessoas com mais de 60 anos, também tiveram uma recepção feita pela diretora da UEMG Passos Tânia Delfraro Carmo, que falou sobre a estrutura da Universidade e homenageou as participantes do projeto pelo Dia Internacional da Mulher. O início de semestre da UNABEM também foi marcado com o lançamento das comemorações de 10 anos do projeto.

Boas-vindas da Diretoria Acadêmica aos participantes da UNABEM

As atividades de recepção aos calouros continuarão na UEMG Passos até o início de abril, com novas palestras e ações solidárias envolvendo outros cursos da Unidade.

PASSOS