Projeto social promovido em parceria com Escola de Design promove mostra de trabalhos

02/01/2017

Fotos: Heliomar Bazílio
Equipe e alguns dos integrantes do projeto Muda de Ideias

O Programa Bem Maior tem como objetivo a capacitação de jovens de baixa renda em diferentes ofícios, trabalhando o empreendedorismo de maneira a gerar renda ao longo de sua realização. Nessa Edição – Muda de Ideias, desenvolveu junto aos jovens do Bairro Estrela D'alva, em Contagem.

O projeto foi planejado e construído de maneira colaborativa com os jovens em todas as etapas. A partir de um diagnóstico sociocultural foram mapeadas as principais habilidades e oportunidades a serem exploradas e, conjuntamente, foram definidos o formato e as demandas de aprendizado. Partiu deles um dos principais diferenciais do projeto, a manutenção de uma estrutura aberta pela qual o projeto acolheu todos os jovens do bairro que tiveram interesse em participar, não fazendo nenhum tipo de processo seletivo ou limitação do número de vagas. Para atender a todos, as habilidades foram desenvolvidas por meio de projetos de curta duração, cujos modelos de negócios direcionaram o aprendizado.

Outro grande diferencial do projeto foi a liderança compartilhada e estrutura organizacional horizontal, permitindo o protagonismo estudantil, em que cada membro da equipe assumia a liderança a partir de suas habilidades à medida em que elas iam sendo requeridas, num processo de aprendizado permanente.

Utilizou como insumo principal a cultura, considerada pelo Programa um dos maiores mecanismos de desenvolvimento social e econômico, capaz de promover a criatividade endógena e autônoma, além da valorização do território. Foram trabalhadas as linguagens da arte urbana, do graffiti, do hip-hop uma vez que fazem parte do dia a dia dos jovens da região, que demonstraram interesse em trabalhar essa abordagem.

Liderado pelo grafiteiro Paulo Terrinha - o TR2, líder comunitário e participante dessa capacitação, e pelo jovem Eron Xavier, surgiu o Coletivo NaTora, cujo nome se relaciona a fazer as coisas na base da força de vontade e com recursos escassos. Ao longo do projeto, o coletivo se tornou conhecido em toda a região e também entre as pessoas envolvidas com o graffiti e hip hop em diversas regiões do Brasil. Em suas produções misturam madeira, graffiti e serigrafia de uma maneira muito original. Atualmente participam de feiras e tem recebido encomendas de diversas partes do Brasil, completando o ciclo da geração de renda no âmbito do projeto. Ao longo dessa jornada, a equipe contou com a parceria da ONG Terra Santa e a consultoria dos Design Thinkers, que cederam a estrutura física e trabalharam conosco os temas da modelagem de negócios, precificação e canal de vendas, respectivamente. O projeto contou também com a parceria do fotógrafo Heliomar Bazílio, que fez as fotos das peças para o catálogo.

Como resultado desse processo, são apresentados os produtos da coleção “Minha Quebrada”, que tem como norte o orgulho de pertencimento à comunidade onde vivem, da descendência afro e da arte urbana.  A coleção é composta por camisetas com diferentes estampas, além dos acessórios feitos com shape de skate. Para a equipe da ED, o aprendizado vai além das questões trabalhadas junto aos jovens, como destaca a coordenadora do Projeto, a Professora Maria Flávia Vanucci: “Posso garantir a todos que levamos desse projeto muito mais do que deixamos. Temos hoje não só um grupo de jovens (super talentosos, diga-se de passagem) capacitados na técnica do silk e que aprenderam a pensar negócios rentáveis com base nas próprias competências (...) mas também conquistamos lições importantes para a vida, que não se aprende entre as quatro paredes de uma sala de aula. Aprendemos por meio dos exemplos dos jovens do “Na Tora” sobre humanidade, sobre convivência horizontal, sobre solidariedade, sobre compaixão, sobre ausência de preconceitos, sobre alegria de colocar a mão na massa e trabalhar com recursos escassos. Aprendemos, sobretudo, o que é fazer design “Na Tora”.

Algumas estampas da Coleção Minha Quebrada.

Acessórios da Coleção Minha Quebrada desenvolvidos a partir de shape de skates quebrados/descartados.

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX