Estudantes da Unidade Passos são finalistas de Desafio do Sebrae

31/03/2017

O Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE tem estudantes da UEMG Unidade Passos dentre seus finalistas. Participaram da competição nacional os alunos Altamir Junior dos Reis Torres, Anderson Veloso dos Santos, Daniel de Souza França, Gustavo Rodrigues de Oliveira, Isabella Carolina Araújo, João Pedro Reis de Oliveira, Maria Andressa de Paula Silva, Michel Nespoli Pelegrini, Natália Souza Oliveira, Stênio de Souza Silva, Vitor Bruno Da Silveira Guimarães, do curso de Sistema de Informação, e Carlos Henrique Fernandes, do curso de Engenharia de Produção.

A estudante Natália Souza, de Sistemas de Informação, representou a Universidade na semifinal da competição e conquistou a segunda colocação, que classificou 4 alunos entre os 40 que irão para a final, que será em Brasília, de 7 a 12 de abril. A professora orientadora da discente foi a docente Vânia de Oliveira Borges, que durante todo o evento acompanhou os estudantes no processo. Segundo Vânia, “desde 2015 os alunos de Passos vêm se destacando. Ano passado tivemos seis alunos classificados para etapa regional, sendo que um deles conquistou  o 1° lugar, mas infelizmente ninguém foi para final. Este ano eles se uniram e o resultado nos trouxe muita alegria. Por se tratar de uma competição nacional, a classificação de um aluno em primeiro lugar na fase regional e, na sequência, uma aluna indo para a fase final é algo expressivo. Essa vitória foi possível graças ao planejamento e comprometimento dos estudantes. Eles criaram um grupo para manter a motivação da equipe, bem como a troca de experiências, pois a disputa foi longa e com muitas tarefas.”

De acordo com a vice-diretora acadêmica e diretora administrativa da Unidade Passos, professora Marisa da Silva Lemos, pela primeira vez houve um número expressivo de aprovados da Unidade no Desafio SEBRAE: “Este é o resultado da capacitação de 120 professores e 40 servidores administrativos da Unidade, no curso de Universidade Empreendedora em parceria como SEBRAE Passos, nestes últimos dois anos. Esta capacitação visou a implementação de projetos e práticas acadêmicas voltadas a estimular disciplinas e atividades relacionadas à cultura empreendedora em cada área do conhecimento, o que de certa forma foi refletido na visão de nossos alunos de encarar desafios. Esta capacitação ocorreu com facilitadores de alto nível do SEBRAE e estaremos dando continuidade à mesma para os professores que ainda não participaram”.

Segunda estudante finalista Natália Souza, do Curso de Sistemas de Informação, “é preciso valorizar quem nos apoia. Minha cultura empreendedora veio dos cursos EAD, jogos empreendedores do Desafio, e das palestras e eventos realizados pelo SEBRAE. Sem esta base, jamais conseguiria chegar nessa etapa, principalmente sem o apoio da professora Vânia, uma das responsáveis pelo meu empoderamento. Quero ressaltar que meus amigos do curso de Sistemas de Informação também foram fundamentais nessa conquista, e Gabriela Prado, que sempre me manteve informada sobre eventos regionais. Espero que esse prêmio possa servir de inspiração para novos jovens, que como eu sonham com um mundo melhor. Acredito que se todo mundo começar a fazer um pouco, conseguimos mudar a nossa realidade”.

O Desafio
O Desafio Universitário Empreendedor do SEBRAE é uma competição nacional, que funciona por meio de plataforma virtual. Destina-se a estudantes de nível superior de instituições públicas e privadas, de qualquer curso. De caráter educacional, o objetivo é estimular atitudes empreendedoras nos jovens. Isso é feito por meio de uma série de atividades, que vão de jogos virtuais a cursos de capacitação presenciais. Durante todas as etapas, os participantes precisam realizar tarefas que simulam a gestão de empresas, buscando soluções criativas para os desafios apresentados.

Para o estudante participar da competição, o primeiro passo é realizar o cadastro no portal do Desafio Universitário Empreendedor e preencher o formulário com seus dados. As inscrições são contínuas e podem ser realizadas em qualquer dia e a qualquer hora, ao longo do ano. Após as Etapas Estaduais, que ocorrem simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, os melhores colocados são convocados para a Etapa Nacional, onde são conhecidos os grandes campões do Desafio do ano.

Quem não se classifica para a última etapa em um ano pode continuar pontuando na plataforma e juntando pontos para a premiação do ano seguinte. No ato da inscrição ou ao longo do desafio, o participante pode indicar um professor conveniado a alguma universidade para atuar como orientador.

Para motivar o empreendedorismo de seus estudantes, a UEMG Passos, em parceria com o SEBRAE Minas | Passos, disponibilizou aos docentes da Unidade a capacitação empreendedora no ensino superior através do Curso Universidade Empreendedora.

Link relacionado: Portal G1 - Universitários em Uberaba são finalistas de prêmio nacional

PASSOS