Trabalho de estudante da UEMG Divinópolis recebe aprovação para ser apresentado em Portugal

14/07/2017

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

O trabalho “A comensalidade no Congado e no Reinado do Centro-Oeste Mineiro”, desenvolvido pela estudante Fátima Gonçalves da Silva, do 8º período do curso de História da UEMG Unidade Divinópolis, recebeu o aceite para ser apresentado, como proposta de comunicação, no 2º Encontro Internacional de Reflexão sobre as Práticas Artísticas Comunitárias, que será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

Orientada pelo professor Ramon Santana de Aguiar, a proposta de comunicação, produzida a partir da pesquisa realizada para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da estudante, orientado pela professora Flávia Lemos Mota de Azevedo, tem, como objeto de estudo, as relações que são estabelecidas nos momentos de alimentação dos grupos de reinadeiros e congadeiros da região do Centro-Oeste Mineiro. “No momento em que dividem a comida, eles dividem, também, saberes, religiosidade, histórias e memórias”, explica Fátima.

O trabalho da estudante aborda uma prática existente há cerca de 200 anos na região. “O momento da comensalidade é, para o Congado e o Reinado, de troca, de sociabilidade, já que os grupos se reúnem para comer, cantar, dançar e agradecer”, completa a estudante, cujo trabalho enfocará as práticas de comensalidade do Congado e do Reinado nas cidades de Divinópolis, Carmo do Cajuru e Araújos.

Fotos: André Camargos | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

A estudante Fátima Gonçalves da Silva, do 8º período do curso de História da UEMG Unidade Divinópolis

História de vida
Aos 52 anos de idade, Fátima pretende realizar um dos maiores sonhos da sua vida: ser professora. “Para uma mulher negra e pobre, que chegou aqui em Divinópolis aos 14 anos, para trabalhar como doméstica, sem nenhuma perspectiva, é uma grande conquista. Além de me tornar professora, pretendo continuar meus estudos, tanto no mestrado quanto no doutorado”, conta.

Fátima passou por inúmeros percalços na vida. Aos 10 anos, ela perdeu os pais e teve de morar com a irmã. Decidiu sair de casa aos 14 anos, depois de ser vítima de violência sexual. Deixou a cidade mineira de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, para viver em Divinópolis, onde se casou e teve um filho. Sempre com o foco de ser professora, conseguiu iniciar os estudos somente aos 38 anos de idade – ela começou a estudar História na UEMG Divinópolis aos 48 anos.

Além de produzir bolsas de materiais recicláveis e roupas, Fátima é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e trabalha como estagiária voluntária do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Divinópolis.

A viagem para participar do encontro contará com o apoio financeiro dos amigos, principalmente professores, servidores e estudantes da Unidade.

Fátima é estagiária voluntária do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud)

O encontro
Fátima ressalta a importância do encontro para sua formação humana e profissional: “Poder participar deste encontro é muito importante para mim porque terei a oportunidade de apresentar um pouco do nosso Congado e Reinado, expressões culturais que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) enxerga como patrimônio imaterial, num evento que reúne práticas culturais desenvolvidas em diversos países”.

O encontro, que terá como tema as práticas artísticas colaborativas/participativas e comunidades, está integrado ao MEXE – 4º Encontro Internacional de Arte e Comunidade, numa coorganização realizada entre o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT/FCSH UN), o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UE), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (ESMAE/P.PORTO), a Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC/IPL), o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (CIAC/UA), a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEP/UP) e a PELE (Espaço de Contacto Social e Cultural).

Saiba mais sobre o encontro: www.apele.org/mexe-iv.

DIVINÓPOLIS