UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Semana UEMG

50 ANOS PÓS GUIGNARD



A Semana UEMG 2012 convida, pois, a sociedade e a comunidade acadêmica a participar das atividades relacionadas ao artista homenageado, o mestre Guignard. Além das atividades disponíveis na programação geral do evento, disponibilizamos alguns links para um maior contato com sua obra e sua história.

O catálogo ACERVO ARTÍSTICO MUSEOLÓGICO da Escola Guignard/UEMG, publicado em versão impressa com apoio da Petrobrás e agora disponibilizado em formato digital. Nesta obra, o acervo criado na Escola Guignard “... nos propicia uma nova leitura da complexa realidade de Guignard e de seu tempo, e uma re-significação – mesmo que seja pela criação de novos mitos – que tenha relevância e potencial dinâmico na nossa realidade”, como destaca Benedikt Wiertz no texto de apresentação. Esta publicação foi idealizada e coordenada pela professora Zenir Bernardes Amorim, contou com a colaboração do professor Marcus Vinícius Corrêa Carvalho como pesquisador e iniciou-se com o apoio de Eymard Brandão, então diretor da Escola Guignard/UEMG.

A homenagem a Guignard também está presente na BIENAL 1 de ARTE UNIVERSITÁRIA evento organizado pela UFMG, UEMG, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Fundação Municipal de Cultura, o que gerou a realização integrada com a SEMANA UEMG de uma palestra com o tema “Mestre Guignard” proferida pelo professor José Augusto Ribeiro (USP) com mediação da Professora Ana Cristina Brandão, atual diretora da Escola Guignard, no dia 08 de novembro às 20 horas no auditório da Escola Guignard situado à Rua Ascânio Burlamarque, nº 540 - Mangabeiras - Belo Horizonte.

O MUSEU CASA GUIGNARD foi inaugurado em 1987 pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Sua criação decorre de um longo processo iniciado em 1960, ano em que, com o artista ainda vivo, foi instituída a Fundação Guignard, com o objetivo de divulgar e preservar a obra do artista e assegurar-lhe apoio moral. O Museu Casa Guignard está instalado na Rua Conde de Bobadela (antiga Rua Direita) nº 110, ponto privilegiado do centro histórico de Ouro Preto.